AMD e MulticoreWare se juntam para otimizar CPUs Fusion para OpenCL

A AMD e a MulticoreWare anunciaram hoje que trabalharão juntas para otimizar os processadores AMD Fusion para o OpenCL. A MulticoreWare produzirÁ "ferramentas avançadas" para ajudar na criação de softwares que usem o núcleo grÁfico do processador para acelerar a computação diÁria. As técnicas permitirão um melhor uso do hardware disponível, usando tanto o núcleo grÁfico quanto a CPU, além de otimizar os aplicativos para trabalhar em múltiplos núcleos.


As duas empresas anunciaram que as ferramentas estarão disponíveis no final de 2011, mas os primeiros resultados concretos devem ser vistos só em 2012.

A AMD jÁ tem sido uma apoiadora do OpenCL hÁ algum tempo, mas a decisão de otimizar seus produtos primariamente para este padrão, ao invés do DirectCompute, da Microsoft, pode apontar para uma estratégia focada em multi-plataforma. As ferramentas atuais da MulticoreWare suportam Linux e Windows 7, mas a maior apoiadora do OpenCL no campo dos sistemas operacionais até agora tem sido a Apple. O Mac OS X Snow Leopard foi o primeiro sistema a ter suporte ao OpenCL.

HÁ rumores de que a Apple estaria negociando com a AMD para usar seus processadores, mas nada de oficial surgiu até agora. 

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.