Índice do Artigo

Games

Driver permite que controle adaptativo do Xbox seja compatível com Linux

Driver permite que controle adaptativo do Xbox seja compatível com Linux
Créditos: Reprodução/Microsoft

Desde 2018 o Xbox Adaptive Controller da Microsoft vem deixando os jogos de PC e Xbox muito mais acessíveis para jogadores com deficiências físicas – e vendo essa grande vantagem, um engenheiro de software está criando uma versão do driver do dispositivo que funciona no Linux.

O engenheiro responsável pelo feito é Nathan Yocom, co-autor do Guia Definitivo de Programação em Rede do Linux. Segundo o desenvolvedor, ele está modificando o driver Xpad, que permite, no Linux, a utilização do controle de Xbox comum, para que ele também seja compatível com o Adaptive Controller, permitindo assim que funções como o botão de layout e as funções programáveis do dispositivo possam ser alteradas para corresponder as necessidades de cada usuário.

O driver ainda não está pronto, mas novidades sobre seu desenvolvimento são postadas regularmente no repositório em que sua criação está sendo registrado – e esperamos que não demorar muito para que de fato essa compatibilidade chegue ao Linux, já que Yocom parece estar determinado a finalizar o projeto.

Controle adaptativos ainda não são comuns

Xbox adaptativeMesmo com quase quatro anos desde seu lançamento, o Xbox Adaptive Controller continua sendo um dos únicos representantes desse meio de dispositivos feitos para ajudar pessoas com deficiência em videogames.

Uma maior compatibilidade do controle pode ser positiva, então, nesse contexto, permitindo que mais pessoas joguem videogames de uma maneira funcional e confortável – algo que a Nintendo também acredita, segundo o ex-presidente de sua divisão americana, por iniciar o projeto para um dispositivo desse tipo que funcionaria em todas as plataformas.

De qualquer forma, enquanto nenhum outro anúncio ocorre oficialmente, iniciativas como a de Yocom são um belo passo positivo para o futuro – mesmo que seja necessários pessoas de fora realizarem trabalhos que, muitas vezes, poderiam ter sido feitos pelas empresas.

Via: PC Gamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções