Morre ex-presidente da Sony, Norio Ohga, "Pai" do CD

Presidente da Sony de 82 a 95, Norio Ohga morreu na sexta-feira, 22, aos 81 anos de idade de falência múltipla dos órgãos. Sua maior contribuição para a empresa foi ter investido nas especificações do CD, que vigoram até hoje.

Ohga, especialista em engenharia de som, ainda era conselheiro sênior da empresa. Em seu trabalho, especificou que o Compact Disc deveria ter 12 cm de diâmetro e 75 minutos de gravações ininterrúptas, o suficiente para caber toda a Nona Sinfonia de Beethoven.

A Sony vendeu o primeiro CD do mundo em 1982 e em apenas cinco anos ultrapassou as vendas de LPs no Japão. O MD e o DVD são formatos oriundos do trabalho de Nori.

"Não é exagero atribuir a evolução da Sony de produtos de Áudio e vídeo para música, filmes e jogos, e sua subsequente transformação a uma líder global na Área de entretenimento à visão de Ohga.", disse o atual presidente da empresa Howard Stringer.

Nori Ohga, que também presidiu a Orquestra Filarmônica de Tóquio, era presidente da Sony à época do lançamento do Playstation.

Duas semanas atrÁs também morreu o criador dos cartuchos de videogames, Jerry Lawson.
Assuntos
Tags
  • Redator: Pedro Lima

    Pedro Lima

    Graduando de Jornalismo e Ed. Física, Pedro cresceu jogando videogames e futebol. Dividiu sua infância e adolescência com master-system, super nintendo, 486, k6-2, playstations e outros eletrônicos. Com eles aprendeu, além de gostar de games, tecnologia e ciência, a idolatrar Homer Simpson e Jaiminho, do Chaves.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.