Índice do Artigo

Nvidia

NVIDIA retoma produção da GeForce RTX 3080 paralisada há 2 meses

NVIDIA retoma produção da GeForce RTX 3080 paralisada há 2 meses
Créditos: Reprodução/NVIDIA

A GeForce RTX 3080 12GB é um dos mais recentes modelos da série RTX 30 lançados, tendo sido anunciada em janeiro deste ano. Porém, em meio a um cenário no qual a NVIDIA ficou com um grande estoque de placas de vídeo caras para serem vendidas e pouca demanda, a fabricação deste modelo acabou sendo paralisada no começo de junho.

Porém, com a procura da RTX 3090 também caindo, tanto pelo preço alto quanto pela proximidade do lançamento da série RTX 40, a NVIDIA está utilizando sobras de inventário da GPU GA102 para a produção da RTX 3080, retornando agora em agosto a fabricação desse modelo.

Esse processo não é novo, sendo praticado por fabricantes de hardware para conseguir usar seus inventários de partes com mais velocidade – mesmo que isso leve a menos lucros e, que de longe, pareça que as peças não sejam adequadas para aquela SKU específica.

O que é a NVIDIA RTX 3080 12 GB

rtx 3080

Com a fabricação da placa possivelmente ocorrendo, é bom lembrar o que é o modelo, especificamente. A RTX 3080 12 GB era mais uma simples repaginação do modelo de 10 GB anunciado nos primeiros meses de vida da RTX 3080, visto como uma forma de aumentar as vendas da linha considerando o preço alto que a RTX 3090 estava sendo comercializada em meio ao boom das criptomoedas e a pandemia da Covid-19.

A RTX 3080 conta com 12 GB de memória, 8960 CUDA cores – 256 a mais do que a original – e um aumento da largura de banda para 320-bit. O preço sugerido do hardware nunca foi relevado pela NVIDIA, possivelmente pelas mudanças mercadológicas que acabaram ocorrendo após seu anúncio inicial.

Via: Videocardz

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções