Hackers se reúnem em Brasília e ajudam a fiscalizar o governo

Brasília vai sediar o Transparência HackDay, encontro hacker nacional que ocorrerÁ no IV Consegi (Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico) nos dias 11, 12 e 13 de maio na Esaf (Escola de Administração FazendÁria). Os participantes vão se encontrar para desenvolver aplicativos baseados em informações públicas e dados abertos para facilitar a fiscalização do poder pelo cidadão.


"O grande objetivo é trabalhar as informações governamentais abertas", afirma o ciberativista Ricardo Poppi, um dos participantes do evento. "Criando na hora hacks e aplicativos, mostraremos que dados abertos podem contribuir com a vida das pessoas, gerar empreendedorismo, transparência e mais participação política", explica.

Tanto a participação quanto a metodologia do evento são livres. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no Consegi.

Consegi 2011

A quarta edição do Consegi traz como tema "Dados Abertos Para a Democracia na Era Digital". Serão mais de duzentas atividades entre oficinas, debate e palestras. O evento é uma realização da Esaf, em parceria com o Serpro, BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Dataprev, Sebrae e Itaipu Binacional.

Os ministros das Comunicações, Paulo Bernardo, da Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante, e do Planejamento, Miriam Belchior, jÁ confirmaram presença. Entre os destaques estão Nigel Shadbolt (um dos coordenadores do projeto data.gov.uk) e Rufus Pollok (diretor da Open Knowledge Foundation).

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.