Inspirado no SNES, Projeto Café (Wii 2 / Stream) tem imagens e especificações reveladas

Nada como um bom feriadão para descansar e aproveitar os grandes furos da web!

EstÁ circulando hoje por diversos sites internacionais, supostas informações detalhadas e imagens da próxima geração de consoles da Nintendo.

Conhecido internamente de Project Cafe (Projeto Café), o futuro vídeo game da Big N poderÁ chegar ao mercado com o nome comercial de Wii 2 ou ainda Stream.

Embora os rumores anteriores tenham sugerido que o console seria equipado com um processador quad core SoC da ARM, novas informações parecem confirmar que o hardware serÁ mesmo composto por um PowerPC da IBM com 3 núcleos. Pelo que se comenta, a CPU deverÁ ter um clock entre 3.2-3.6Ghz, uma vez que tudo leva a crer que serÁ um pouco mais potente que o processador equipado no Xbox 360.

Em termos de chip grÁfico, o Wii 2 ou Stream, serÁ equipado com uma GPU da família R700, utilizando, portanto, os benefícios do shader model 4.1 (DX 10.1). Especula-se em uma Radeon HD 4770. A título comparativo, o PS3 é equipado com uma GeForce 7800 GTX. Desta forma, sairÁ de cena games com qualidade similar ao DX9, para finalmente haver um salto grÁfico, com jogos "padrão" DirectX 11.

- Continua após a publicidade -

Para a litografia, é provÁvel que o novo vídeo game da Nintendo utilize chips com 40nm ou 32nm – previsões mais realistas - ou ainda em 28nm/22nm – em termos mais otimistas. O certo é que a GPU do Wii 2 / Stream terÁ a sua disposição, 512MB de RAM.

Em outras palavras, sairÁ de cena um vídeo game voltado para o público infantil e seus jogos casuais e de pouco apelo visual, para a chegada de uma verdadeira mÁquina de ponta para os hardgamers de plantão.

Em se tratando de layout, a Nintendo farÁ uma mescla entre modernidade com o clÁssico. De acordo com supostas imagens vazadas do console, o novo vídeo game terÁ um forte apelo visual ao seu bisavô SNES, que fez a alegria da garotada nos anos 90. Portanto, nada de algo futurista e de gosto duvidoso, conforme sugeriam as artes disponibilizadas na internet por designers.

- Continua após a publicidade -

Contudo, além da primazia grÁfica, o Wii 2 / Stream terÁ ainda como forte apelo, o uso da tecnologia "Screen Stream" (daí uma das hipóteses para a mudança no nome do equipamento). Embora não haja maiores detalhes a respeito do recurso, sabe-se até agora, que o console terÁ controles equipados com uma pequena tela LCD sensível ao toque, onde o jogador poderÁ além de utilizÁ-la no auxilio na condução do jogo, acompanhar o desenrolar da partida sem a necessidade da TV! Essa tecnologia abre algumas possibilidades interessantes, como por exemplo, o uso  de um game compartilhado com 4 amigos, onde cada um acompanha na tela de seu controle, o andamento do jogo que lhe diz respeito.

Tudo leva a crer que finalmente a Nintendo colocarÁ suporte full HD (1080p) em seu vídeo game. Fala-se ainda na possibilidade do recurso "Virtual Console Games", similar ao utilizado nos controles do DreamCast da SEGA.

Um ponto ainda nebuloso no Wii 2 / Stream, diz respeito à tecnologia de armazenamento. Comenta-se que a Nintendo vetou o uso de discos magnéticos em favor das memórias flashs. Ao que tudo indica, o futuro console da Big N terÁ um sistema de armazenamento no melhor estilo de um SSD, provavelmente com tamanhos entre 64-128Gb, face ao alto custo da tecnologia.

Em termos de mídia, tudo leva a crer que o vídeo game continuarÁ a utilizar o bom e velho drive de DVD-ROM, ao invés do cogitado Blu-ray. Esse ponto pode ser um problema para os desenvolvedores, uma vez que os games AAA de próxima geração dificilmente caberão em uma ou mesmo em duas mídias.

Especula-se que a Big N poderia lançar seu novo vídeo game jÁ em outubro, ou ainda esperar para março/abril de 2012, para dar mais tempo para que os estúdios possam desenvolver jogos que explorem todo o potencial da tecnologia "Screen Stream".

Caso essas informações se confirmem, a Nintendo poderÁ estar com a "faca e o queijo nas mãos", uma vez que novos rumores dão conta de que nem a Microsoft, nem a Sony deverão lançar a sua próxima geração de consoles antes de 2014, o que daria à Big N uma vantagem mercadológica entre 18-24 meses sobre os seus rivais.

Quanto ao preço, analistas acreditam que todas essas novidades serão traduzidas no valor final do produto. Mas nada fora da realidade do mercado. Acredita-se que o Wii 2 / Stream chegarÁ ao consumidor por algo entre US$ 350-400. Nada mal pelo o quê o produto (supostamente) oferece.

Assuntos
Tags
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.