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Documento revela opinião da Sony sobre compra da Activision Blizzard pela Microsoft

Documento revela opinião da Sony sobre compra da Activision Blizzard pela Microsoft
Créditos: Microsoft

Um documento descoberto no site do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) apresenta a resposta da Sony após ser questionada pelo órgão regulamentador a sua opinião a respeito da compra da Activision Blizzard pela Microsoft. No documento, que está disponível publicamente, é possível identificar diversos argumentos da Sony que enfatizam o poder do Call of Duty e também do Game Pass, para apontar o domínio de mercado que a Microsoft terá após a aquisição for concluída.

A negociação ainda está sendo analisada por diversos órgãos responsáveis como o CADE no mundo todo, que analisam a possibilidade de haver monopólio em grandes aquisições do mercado para evitar que a concorrência seja desleal e exista monopólio na indústria.

Apesar de haver algumas partes no documento em que o texto não está disponível publicamente, muitos detalhes visíveis mostram as cartadas utilizadas pela Sony para tentar barrar o acordo.

Ao ser questionada se há jogos da Activision que não possuem concorrentes de outras desenvolvedoras para outros consoles, a Sony citou Call of Duty como o principal jogo da empresa sendo uma das principais marcas do entretenimento mundial, confira o que foi dito:

“O Call of Duty da Activision é um jogo essencial: um “blockbuster”, um jogo do tipo AAA que não tem rival. De acordo com um estudo de 2019: “A importância de Call of Duty para o entretenimento de modo geral indescritível. A marca foi a única PI de videogame a entrar no top 10 de todas as marcas de entretenimento entre fanáticos, juntando-se a potências como Star Wars, Game of Thrones, Harry Potter e Lord of the Rings.” Call of Duty é tão popular que influencia a escolha do console pelos usuários e sua rede de usuários fiéis é tão arraigada que, mesmo que um concorrente tivesse orçamento para desenvolver um produto semelhante, não seria capaz de rivalizar”

“A Activision emprega vultosos recursos para desenvolver o Call of Duty. Cada lançamento anual de Call of Duty leva aproximadamente de 3 a 5 anos para ser desenvolvido. Como a Activision lança um jogo de Call of Duty por ano, isso equivale a um investimento anual de centenas de milhões de dólares.”

“Os lançamentos AAA anuais são desenvolvidos por quatro estúdios rotativos (Activision, Infinity Ward, Treyarch e Raven Software), cada um apoiado por vários estúdios satélites. Outros estúdios trabalham no “battle royale” Warzone e Call of Duty: Mobile. Aproximadamente 1.200 pessoas trabalham no desenvolvimento de cada versão e outras 1.500 estão envolvidas na publicação e distribuição. Assim, Call of Duty por si só tem mais desenvolvedores do que a maioria das empresas de jogos empregam em todo o seu portfólio de desenvolvimento, até mesmo estúdios AAA. Ainda, tendo em vista seus planos de recrutar 2.000 desenvolvedores adicionais em 2021, a Activision provavelmente espera que Call of Duty obtenha ainda mais sucesso no futuro. Nenhum outro desenvolvedor pode destinar o mesmo nível de recursos e expertise no desenvolvimento de jogos. Mesmo que pudessem, Call of Duty está sobremodo entrincheirado, de modo que nenhum rival – não importa quão relevante – pode alcançá-lo. Call of Duty foi o jogo de maior venda por quase todos os anos na última década e, para seu gênero, é esmagadoramente o jogo mais vendido. É sinônimo de jogos de tiro em primeira pessoa e essencialmente define essa categoria. Isso também é demonstrado pelo engajamento dos jogadores nas mídias sociais: Call of Duty tem mais de 24 milhões de seguidores no Facebook contra 7 milhões de Battlefield; e mais de 12 milhões”


Confira abaixo alguns trechos em que a Sony cita o Xbox Game Pass e fala sobre o impacto que isso causaria, além de enfatizar que levaria muitos anos para ter um serviço equivalente.

“Uma das razões pelas quais o Game Pass da Microsoft cresceu tão rapidamente é porque, desde 2017, a Microsoft adquiriu vários estúdios de terceiros, incluindo Double Fine, Obsidian Entertainment, Ninja Theory e Bethesda, e adicionou seu conteúdo ao Game Pass. Tais aquisições conferiram à Microsoft uma maior massa de conteúdo – mesmo sem os jogos da Activision. Adicionar os jogos da Activision a esse conteúdo representaria um ponto de inflexão.”

“Nos últimos cinco anos, o Game Pass da Microsoft cresceu de forma a capturar aproximadamente 60 a 70% do mercado global de serviços de assinatura. Essa participação é ainda maior no Brasil, onde o Game Pass representa aproximadamente 70-80% do mercado de serviços de assinatura para PC. 12 Quando a Microsoft anunciou que iria adquirir a ZeniMax em 2020, o Game Pass tinha aproximadamente 10 milhões de assinantes. Mesmo que cada assinante tenha comprado o nível mais barato (US$ 10 por mês), isso equivale a mais de US$ 1,2 bilhão em receita anual de assinaturas. […] Quando a Microsoft anunciou que adquiriria a Activision em 2022, o Game Pass havia crescido para 25 milhões de assinantes – um aumento de 38% em janeiro de 2021 – dobrando sua receita anual de assinatura do Game Pass para pelo menos US$ 3 bilhão.”

“A SIE não está em condições de dar uma estimativa concreta do tempo que uma entrada completa levaria. Todavia, observa que levaria vários anos para um concorrente – mesmo com investimentos substanciais – criar um rival efetivo para o Game Pass.”


O que você achou dos argumentos da Sony referente a negociação de fusão entre Microsoft Activision Blizzard? Participe nos comentários com a sua opinião!

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Via: CADE

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