Irã acusa Siemens de participar da criação do Stuxnet

O chefe da defesa civil do Irã, Gholamreza Jalali, culpou a Siemens pelos estragos causados pelo Stuxnet, worm que infectou a usina nuclear de Bushehr. Ele afirma que as investigações sobre o ataque levaram à conclusão de que "o código-fonte do malware tem origem América" e que a Siemens deve ser responsabilizada porque seu software SCADA "preparou terreno para o vírus".

Todo o equipamento da usina era controlado pelo software da Siemens, que roda sobre Windows. O Stuxnet foi desenvolvido especialmente para atacar esse tipo de solução e se apaga do sistema caso não encontre o SCADA.



Confira nosso especial sobre o Stuxnet


"A Siemens deve ser responsabilizada e explicar como e por que forneceu aos inimigos as informações sobre os códigos do SCADA e pavimentou o caminho para um cibeataque contra nós", afirmou Jalali. Conforme a Reuters, ao contrÁrio de outros oficiais iranianos, Jalali não minimiza o problema e diz que maiores danos materiais e humanos só não ocorreram porque o worm foi descoberto e controlado a tempo.

O Stuxnet atingiu a usina nuclear de Bushehr em setembro do ano passado e, ainda segundo a Reuters, não estÁ funcionando até hoje, embora o Irã negue estragos causados pelo malware. A Siemens se recusou a comentar as acusações.

Desde que foi descoberto, em julho de 2010, o worm jÁ provocou vÁrios ataques, especialmente no Irã, Indonésia, Índia e Estados Unidos. Sua complexidade e métodos agressivos de invasão, incluindo a exploração de quatro vulnerabilidades 0-day, surpreenderam a comunidade de segurança, que estuda até hoje o caso, ainda sem solução definitiva. 

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.