Índice do Artigo

PC Games

Valve alerta que Steam Deck pode desligar se for usado em temperaturas muito altas

Valve alerta que Steam Deck pode desligar se for usado em temperaturas muito altas
Créditos: Divulgação/Valve

Em meio a uma onda de calor inédita que passa pela Europa, a Valve alertou os donos do Steam Deck que o aparelho pode deixar de funcionar corretamente em altas temperaturas. Em uma mensagem publicada no Twitter, a empresa alertou que, acima dos 35° C, o dispositivo pode começar a diminuir seu desempenho como forma de proteger seus componentes internos.

Para nossos amigos no meio de uma onda de calor, uma nota rápida sobre o Steam Deck em altas temperaturas. O Steam Deck tem sua melhor performance em temperaturas ambientes entre 0° e 35° C. Se as temperaturas ficarem mais altas do que isso, o Steam Deck pode começar a suprimir desempenho para se proteger”, afirma a mensagem publicada pela empresa.

Em casos extremos, o dispositivo pode chegar a se desligar automaticamente como forma de proteger seus componentes internos. Enquanto o hardware do portátil foram criados para suportar temperaturas de até 100°C, a partir do momento em que essa temperatura se aproxima, medidas de segurança entram em ação para evitar danos permanentes.

Nintendo emitiu um comunicado semelhante

Não é somente a plataforma da Valve que possui sistemas que, em temperaturas extremas, deixa de funcionar como forma de proteção. Tanto PCs quanto consoles modernos contam com mecanismos semelhantes e é comum fabricantes aconselharem que eles só devem ser usados em ambientes arejados e que suas saídas de refrigeração não devem ser bloqueadas.

O aviso da Valve é semelhante ao emitido pela Nintendo no dia 11 de julho, no qual ela alertava os donos do Switch sobre os riscos de jogar em altas temperaturas. Na ocasião, a fabricante japonesa também afirmou que seu dispositivo tem seu funcionamento otimizado em temperaturas ambiente que vão dos 5° aos 35° C.

Quem tem um Steam Deck e viu o aparelho se comportar de maneira inesperada em um dia quente não precisa se preocupar, ao menos a princípio. Enquanto episódios individuais não representam riscos à integridade do aparelho, expô-lo a situações do tipo em ritmo constante pode resultar em estragos irreparáveis no médio e longo prazo — regra que se aplica a diversos aparelhos eletrônicos, sejam eles consoles, notebooks ou smartphones, entre outros.
 

Via: PC Gamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções