Inventor dos cartuchos de games morre aos 71 anos

Um dos pioneiros da indústria do videogame faleceu nesta semana. Jerry Lawson foi o criador do console Channel F da Fairchild Semiconductor, o primeiro videogame com um sistema de cartuchos, que permitia que os jogos fossem vendidos separadamente.

O aparelho surgiu um ano antes do Atari 2600 e introduziu a segunda geração dos videogames. Antes dele, os games precisavam ser gravados no próprio aparelho.



Lawson morreu no sÁbado aos 71 anos, como conta o Electronista. A causa da morte não foi especificada, mas, conforme a Wired, ele sofria hÁ anos com os efeitos do diabetes. A doença estava em um estÁgio tão avançado que Lawson chegou a perder a visão em um dos olhos, além de ficar sem uma perna, o que o obrigou a andar sempre em cadeira de rodas.

Demolition Derby foi o primeiro título para arcade de Lawson, desenvolvido em sua própria garagem, no início dos anos 70. JÁ o Channel F não chegou a ser um grande sucesso, com apenas 26 cartuchos em sua biblioteca. Mas seu legado permanece até hoje e Lawson chegou a receber uma homenagem da Game Developers Association em março deste ano.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.