Índice do Artigo

PC Games

Competidores do Steam Deck negociam com a Valve para usar o SteamOS

Competidores do Steam Deck negociam com a Valve para usar o SteamOS
Créditos: Divulgação/GPD

Além de trazer um hardware equilibrado, o Steam Deck tem se destacado no mundo dos PCs portáteis pelo uso do SteamOS. O sistema operacional criado para otimizar o desempenho de games têm se mostrado atraente o suficiente para despertar a atenção de nomes tradicionais, como a GPD — que, tradicionalmente, costuma usar o Windows ou o Linux em seus produtos.

Segundo uma publicação feita na campanha do portátil WIN Max 2 no IndieGogo, a GPD e a Valve estão colaborando para trazer o Steam OS como uma das opções suportadas pelo aparelho. A fabricante afirma que a sugestão partiu da própria dona do Steam, que teria feito uma “proposta de colaboração” recentemente.

YouTube video

Tão cedo quanto março deste ano, a Valve nos contatou sobre uma proposta de cooperação. Mas para essa cooperação, a Valve precisa combinar o sistema SteamOS adequado para nosso portátil 6800U. Precisamos fornecer o dispositivo a uma aprovação oficial da Valve, e a Valve também tem que melhorar o SteamOS para o portátil 6800U, processo que pode levar meio ano”, explicou a GPD.

GPD WIN Max 2 traz hardware respeitável

O hardware do novo portátil da GPD não deve ser um problema no que diz respeito à adaptação do Steam OS. A fabricante promete a escolha entre CPUs AMD Ryzen 7 e Intel Core i7, 16 GB ou 32 GB de RAM e um SSD de 1 TB ou 2 TB, com preço inicial de US$ 1.297 — embora elevado, o valor já resultou em uma arrecadação acima dos US$ 2 milhões pela plataforma de financiamento coletivo IndieGogo.

Enquanto é possível instalar o SteamOS em qualquer máquina capaz de rodar o Linux, o WIN Max 2 vai se beneficiar muito do trabalho em parceria com a Valve. Ao trabalhar com as especificações do gadget em mente, a dona do Steam pode oferecer otimizações que melhorem o desempenho de jogos e garantam um maior tempo de uso da bateria, por exemplo.

Para a GPD, a parceria também vai trazer outra vantagem: a possibilidade de divulgar seus produtos no site oficial do Steam. Ao site Gamingonlinux, a Valve afirmou que está animada com a parceria e que tem planos de, no futuro, oferecer seu sistema operacional para todo tipo de dispositivo e para todas as fabricantes, mesmo aquelas que possuam competidores diretos a seu Steam Deck.
 

Via: PC Gamer, Gamingonlinux

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções