Os jogos da FromSoftware nunca foram um primor em otimização, especialmente nos consoles base da geração passada. Bloodborne é maior exemplo. O jogo no PS4 tem um desempenho bem problemático e parece que a resolução desse problema era simples, de acordo com um modder que fez a correção nos jogos da desenvolvedora, mas somente para PS4 desbloqueados.
O modder conhecido como “illusion” corrigiu o problema de frame rate e frame time inconstante em Bloodborne. O mesmo foi feito em Dark Souls 3, Sekiro: Shadows Die Twice e Elden Ring, mas, lembrando, somente para os PlayStation 4 desbloqueados com a versão de firmware 9.00 ou menor.
Depois de um bom tempo investigando o problema e trabalhando na resolução dele, illusion acredita que a inconstância nos frames dos jogos da FromSoftware no PS4 acontece por conta das diferentes APIs nas diferentes plataformas e a desenvolvedora errou nesse sentido nos ports de PS4.
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O problema não acontece somente no console da Sony, mas também no Xbox One (e Xbox One X). O modder mostra que Dark Souls, rodando no modo compatibilidade no Xbox One, tem desempenho pior do que o Xbox 360 entrega.
“Voila! Com apenas algumas linhas de códigos, nós conseguimos 30 frames por segundo consistentes! Matando dois bugs com uma pedra”, comenta o modder illusion.
Jogos rodam “liso”, mas com um preço a ser pago
O Digital Foundry fez seu teste com o patch criado pelo modder. Eles mostram que a maior mudança está no frame time, que foi corrigido no patch e elimina os engasgos (stutters) causados por esse problema tão comum nos jogos da FromSoftware.
Quedas abaixo dos 30 frames ainda acontecem, mas somente quando a GPU não tem força o suficiente em algumas cenas, e não mais por causa do frame time inconsistente. O Digital Foundry diz que essas versões dos jogos otimizados por illusion deveriam ser “a experiência que deveríamos ter jogado” desde o lançamento.
Ainda assim, o Digital Foundry percebeu um aumento no input lag nos jogos citados em alguns momentos. Bloodborne, por exemplo, chegou a ser 78ms mais devagar para responder a um comando do que a versão original do jogo disponível para todos.
Embora sejam jogos amados por muitos, a FromSoftware precisa aprender a entregar jogos menos problemáticos quando o assunto é otimização, isso é quase unânimidade.
Via: WCCFtech
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