Índice do Artigo

Playstation

Modder corrige problema de frame time em jogos da FromSoftware para PS4 desbloqueados

Modder corrige problema de frame time em jogos da FromSoftware para PS4 desbloqueados
Créditos: FromSoftware

Os jogos da FromSoftware nunca foram um primor em otimização, especialmente nos consoles base da geração passada. Bloodborne é maior exemplo. O jogo no PS4 tem um desempenho bem problemático e parece que a resolução desse problema era simples, de acordo com um modder que fez a correção nos jogos da desenvolvedora, mas somente para PS4 desbloqueados.

O modder conhecido como “illusion” corrigiu o problema de frame rate e frame time inconstante em Bloodborne. O mesmo foi feito em Dark Souls 3, Sekiro: Shadows Die Twice e Elden Ring, mas, lembrando, somente para os PlayStation 4 desbloqueados com a versão de firmware 9.00 ou menor.

Depois de um bom tempo investigando o problema e trabalhando na resolução dele, illusion acredita que a inconstância nos frames dos jogos da FromSoftware no PS4 acontece por conta das diferentes APIs nas diferentes plataformas e a desenvolvedora errou nesse sentido nos ports de PS4.

Vídeo mostra como seria o remaster de Bloodborne para PS5 e PC em 4K e 60 FPS

O problema não acontece somente no console da Sony, mas também no Xbox One (e Xbox One X). O modder mostra que Dark Souls, rodando no modo compatibilidade no Xbox One, tem desempenho pior do que o Xbox 360 entrega.

“Voila! Com apenas algumas linhas de códigos, nós conseguimos 30 frames por segundo consistentes! Matando dois bugs com uma pedra”, comenta o modder illusion. 

Jogos rodam “liso”, mas com um preço a ser pago

O Digital Foundry fez seu teste com o patch criado pelo modder. Eles mostram que a maior mudança está no frame time, que foi corrigido no patch e elimina os engasgos (stutters) causados por esse problema tão comum nos jogos da FromSoftware. 

Quedas abaixo dos 30 frames ainda acontecem, mas somente quando a GPU não tem força o suficiente em algumas cenas, e não mais por causa do frame time inconsistente. O Digital Foundry diz que essas versões dos jogos otimizados por illusion  deveriam ser “a experiência que deveríamos ter jogado” desde o lançamento.

Ainda assim, o Digital Foundry percebeu um aumento no input lag nos jogos citados em alguns momentos. Bloodborne, por exemplo, chegou a ser 78ms mais devagar para responder a um comando do que a versão original do jogo disponível para todos.

Embora sejam jogos amados por muitos, a FromSoftware precisa aprender a entregar jogos menos problemáticos quando o assunto é otimização, isso é quase unânimidade.

Via: WCCFtech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções