Mozilla pretende lançar Firefox 5 em 21 de junho

A Mozilla jÁ começou a trabalhar com um cronograma de desenvolvimento mais agressivo para a próxima versão do Firefox, estabelecendo seu lançamento para 21 de Junho. Se conseguir cumprir a data, a empresa deve lançar o Firefox 6 apenas 2 meses depois.

A Mozilla mudou o desenvolvimento do Firefox para um ciclo de ritmo mais rÁpido, onde novas funcionalidades serão adicionadas a cada poucos meses. Antes da mudança, a empresa estava presa em um ciclo muito mais longo. O Firefox 4, por exemplo, levou um ano para ser completado, mesmo período levado pelo seu antecessor, Firefox 3.6.

De acordo com informações postadas no site da Mozilla, a nova estratégia seguirÁ a do Google Chrome, que conta com quatro estÁgios de desenvolvimento - nightly, dev, beta e stable - e tem uma nova versão estÁvel lançada a cada seis ou oito semanas.

O ciclo de desenvolvimento das versões do Firefox também terÁ quatro etapas, chamadas nightly, aurora beta e Firefox. Novas funcionalidades só serão adicionadas às versões nightly. Se algo novo surgir quando o navegador jÁ estiver na versão aurora ou beta, ficarÁ para a próxima versão, exceto no caso de atualizações de segurança, que serão enviadas simultaneamente para todas as versões. As versões nightly e aurora serão atualizadas com correções diariamente e a versão beta serÁ atualizada semanalmente.

- Continua após a publicidade -

A chave para os novos planos da empresa é um mecanismo de update silencioso no Firefox, que atualiza automaticamente o browser a cada vez que uma nova versão é postada. Até agora, o Chrome era o único browser a contar com um mecanismo semelhante.

O plano de um sistema de atualizações silenciosas estÁ sendo estudado pela Mozilla hÁ meses. O mecanismo estaria presente no Firefox 4, mas a empresa desistiu. Espera-se agora que ele esteja presente no Firefox 5, para acelerar a posterior migração para as versões subsequentes.

Assuntos
Tags
  • Redator: Alexandre Lunelli

    Alexandre Lunelli

    Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alexandre é um entusiasta da fotografia, música, e demais áreas que não cansem muito. Fã da comunidade opensource, e sonha com um mundo mais bonito, igualitário e sem o trabalho, mal que corrompe a humanidade.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.