Primeiros componentes para fábrica da Apple chegam ao Brasil

Mesmo sem anúncios oficiais, a instalação de uma fÁbrica de produtos Apple no Brasil parece mesmo certa. E com uma grande vantagem: uma possível redução de preço devido a incentivos fiscais.

E isso não deve demorar muito. A Folha.com apurou que o primeiro carregamento com componentes para a montagem de iPads jÁ estÁ a caminho do país, em contêineres vindos da Ásia com previsão de chegada de até dois meses.


Enquanto isso, segundo a publicação, o governo tem tempo para formalizar as políticas de incentivo. Caso o tablet seja classificado como um computador, a Apple pode aproveitar a redução de 9,25% do PIS e Cofins.

Incentivos fiscais dos Estados também contribuirão para a queda no preço final do aparelho. Com essa redução, o iPad custaria cerca de 5% a menos no varejo. Mas, caso a companhia consiga a isenção de IPI e redução de ICMS de 18% para 7%, o preço do tablet pode receber um corte de até 40%, conforme o secretÁrio de Gestão Pública de São Paulo, Julio Semeghini.

Especula-se que o local escolhido para a fÁbrica fique em Jundiaí, em São Paulo. Ela farÁ parte da expansão da Foxconn no local, companhia asiÁtica responsÁvel por montar produtos da Apple. Atualmente, a unidade de Jundiaí produz equipamentos para a Sony e a HP. Outros rumores dão conta de que a cidade escolhida possa ser Lençóis Paulista, que tem alguns atributos que a Apple procura.

Com a introdução da Apple, o país pode se tornar um pólo de exportação de seus produtos para a América Latina. Para acertar os detalhes finais, a presidente Dilma Rousseff irÁ se encontrar na China com o líder global da Foxconn, Terry Gou, que também quer trazer ao Brasil a produção de outros aparelhos, como o iPhone e o Mac.

A Apple, por enquanto, não comenta o assunto. O empresÁrio João Dória Jr., em sua coluna na IstoÉ Dinheiro, afirma que a companhia farÁ o anúncio do local e do investimento em abril, em uma audiência com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.