Índice do Artigo

AMD

AMD lança novos drivers Adrenalin Edition para GPUs que deixou de dar suporte

AMD lança novos drivers Adrenalin Edition para GPUs que deixou de dar suporte
Créditos: Divulgação/AMD

A AMD liberou na última sexta-feira (24) o download da versão 22.6.1 Legacy dos drivers Adrenalin Edition para suas “GPUs de legado”. Na prática, a nomenclatura adotada pela empresa há mais de um ano significa que os hardwares antigos não deveriam receber mais nenhuma atualização oficial, fazendo da situação atual um pouco inusitada.

Segundo a companhia, o principal objetivo da atualização é permitir que usuários do Windows 7 instalem drivers de GPUs baseadas em arquiteturas modernas, como a RDNA2. Embora o sistema operacional já tenha sido descontinuado pela Microsoft, a AMD está ciente de que uma base considerável de usuários ainda usa ele como plataforma preferencial.

No entanto, a fabricante não especificou quais mudanças foram feitas no funcionamento de seus hardwares de legado, se é que algo foi feito nesse sentido. A lista de componentes descontinuados pela empresa inclui as séries R9 300, R9 200, HD 7700-7790, HD 6000 e HD 5000, entre outras — clique aqui para conferir a lista completa. Confira a lista de GPUs compatíveis com os novos drivers:

  • AMD Radeon™ R9 Fury Series
  • AMD Radeon™ R9 Nano Series
  • AMD Radeon™ R9 300 Series
  • AMD Radeon™ R9 200 Series
  • AMD Radeon™ R7 300 Series
  • AMD Radeon™ R7 200 Series
  • AMD Radeon™ R5 300 Series
  • AMD Radeon™ R5 200 Series
  • AMD Radeon™ HD 8500 – HD 8900 Series
  • AMD Radeon™ HD 7700 – HD 7900 Series

Atualização funciona no Windows 7, 8 e 10

Enquanto a AMD inicialmente lançou os drivers Adrenalin Edition 22.6.1 somente para o Windows 10, ela logo expandiu a compatibilidade para o Windows 7 e o Windows 8. Segundo a companhia, ela prepara para breve o lançamento de uma nova atualização específica para as GPUs RX 6400 e RX 6500 XT para sistemas que ainda dependem do Windows 7.

Em suas notas de patch, a companhia esclarece que alguns problemas ainda persistem, apesar da atualização. Usar o recurso Enhanced Sync pode resultar no aparecimento de telas em preto quando determinados aplicativos ou jogos são usados, e o sistema de métricas Radeon tende a mostrar clocks de memórias com valores incorretos e grandes variações de desempenho.

Enquanto as GPUs mais modernas devem receber incrementos de desempenho com os novos drivers, é improvável que isso aconteça com os modelos mais antigos. Ao que tudo indica, caso a AMD tenha feito mudanças, elas devem se concentrar em barrar brechas de segurança, assim como a NVIDIA faz pontualmente ao lançar drivers para GPUs que já não possuem suporte oficial.
 

Via: PC Gamer, Tom’s Hardware

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções