AMD esclarece: Todas as Radeons HD 6790 têm 16 ROPs!

No início da manhã circulou em vÁrios websites internacionais a informação de que, por descuido de algumas fabricantes, alguns lotes da Radeon HD 6790 tinham sido fabricadas com 24 ROPs, ao invés de 16 ROPs, conforma manda a especificação padrão.

Muito bem, eis que o caso sofreu uma reviravolta agora pela tarde. A AMD esclareceu que a informação sobre os 24 ROPs em algumas placas não procede!

Ao que tudo indica, houve na realidade um equívoco na leitura do GPU-Z. O software calcula o número de ROPs inativos através de um conjunto de bits definidos. No caso da 6790, hÁ 2 conjuntos de bits, indicando assim 2 unidades desativadas. A GPU Barts tem um total de 32 ROPs em 8 unidades, deixando então o teórico calculo da 6790 em 24 ROPs: (8 [total ROPs] - 2 [ROPs desativados]) * 4 [pixels por clock por ROP] .

Contudo, olhando para a arquitetura com atenção, percebe-se que os ROPs estão divididos em 2 shader arrays (conjuntos de shaders/Stream Processors), e não em um único bloco. Assim, a contagem correta no cÁlculo dos ROPs é: (4 [ROPs por shader array] - 2 [ROPs desativados por shader array]) * 2 [shader arrays] * 4 [pixels por clock por ROP] = 16!

Deste modo, a confusão finalmente estÁ esclarecida: todas as Radeons HD 6790 têm um total de 16 ROPs.

Assuntos
Tags
amd
  • Redator: Filipe Braga

    Filipe Braga

    Filipe Braga é um cearense extremamente simpático formado em Ciências da Computação e apaixonado por computadores e tecnologia em geral. Também participa de reviews de hardware, especialmente placas de vídeo, processadores e placas mãe.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.