Liberada a versão 3.0 do GNOME

Após vÁrias discussões, e cinco anos de desenvolvimento, o GNOME enfim ganha sua versão 3.0. A interface grÁfica esta presente em diversas distribuições Linux, e terÁ como principais novidades mudanças na organização das múltiplas Áreas de trabalho, além de melhor uso da aceleração grÁfica. Outro ponto muito trabalhado foi o design, com a reorganização dos elementos na tela, buscando simplificar a interface para manter o foco do usuÁrio nas aplicações que utiliza.


Muito da demora no desenvolvimento desta nova versão é atribuída a falta de consenso entre os desenvolvedores, na hora de decidir os rumos que a interface tomaria, chegando a passar por um período onde o desenvolvimento ficou praticamente estagnado. Neste intervalo, a Canonical, responsÁvel pela distribuição Linux mais popular , anunciou que irÁ trocar o Gnome pelo Unity, em sua próxima versão do Ubuntu.

Para quem estÁ curioso para ver a nova interface, e não consegue esperar para que seja incluída em alguma nova distribuição Linux, pode ver as novidades no site oficial, ou ver o vídeo abaixo onde o site Ars Technica "fuça" na nova cara do GNOME.

Assuntos
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.