- Publicidade -

Windows 11 vai passar a indicar mais claramente se o seu PC está pronto para o DirectStorage

O recurso disponível na prévia do sistema mostra se a sua máquina está pronta para recursos modernos para jogos
Créditos: Divulgação/Microsoft

Tecnologia que promete revolucionar a maneira como os jogos de PC funcionam, o DirectStorage promete usar o poder de SSDs de última geração para acelerar o carregamento de assets e permitir a criação de mundo ainda maiores. Enquanto a tecnologia ainda não fez sua estreia oficial, a Microsoft já criou uma ferramenta para o Windows 11 que permite checar se o seu sistema está pronto para ela.

Uma nova prévia da Barra de Jogos do sistema operacional passou a trazer informações sobre a compatibilidade da máquina utilizada com recursos modernos. Em seu menu de configurações, agora ela passa a exibir se o sistema é compatível com a API DirectX 12 Ultimate, se pode usar recursos de HDR e HDR automático e se ele está pronto para tirar proveito do DirectStorage.

Esse tipo de checagem já podia ser feito através do Windows 11, mas a atualização faz com que isso se torne um processo muito mais rápido. Quando um dos quesitos disponíveis não é cumprido, o sistema passa a informar sugestões de mudanças que podem ser feitas para garantir a compatibilidade com as tecnologias de jogo modernas.

Recurso deve chegar em breve a todos os usuários

A novidade da Barra de Jogos ainda não está disponível para todos os usuários, sendo preciso fazer parte do programa Windows Insider para conferi-la — clique aqui para iniciar o registro gratuito. Após completar o processo, é preciso acessar a Windows Store e baixar o Xbox Insider Hub a partir dela, para somente após isso poder conferir o novo recurso.

Entre as exigências para que o DirectStorage funcione corretamente está a presença de um SSD no formato NVMe instalado no computador. O novo sistema da Microsoft é capaz de analisar cada partição de armazenamento de forma individual, indicando quais delas estão otimizadas e quais não correspondem ao formato necessário.

- Continua após a publicidade -

DirectStorage API é liberada pela Microsoft - Veja como funciona e todos os detalhes

DirectStorage API é liberada pela Microsoft - Veja como funciona e todos os detalhes
Tecnologia permite usar de forma mais eficiente os SSDs de alta velocidade em jogos

A empresa estima que a tecnologia vai diminuir de 20% a 40% o uso de recursos da CPU, ao mesmo tempo em que aumenta o desempenho geral dos games compatíveis. Forspoken, primeiro jogo de grande orçamento a tirar proveito da tecnologia, chega em outubro deste ano com a promessa de trazer tempos de carregamento que sequer rompem a marca de 1 segundo.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: PC Gamer
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.