- Publicidade -

CPUs AMD Ryzen 7000 serão lançados no final de 2022 para brigar com Intel Raptor Lake

Processadores também devem chegar próximos do lançamento das novas GPUs da AMD, NVIDIA e Intel
Por Raphael Giannotti 22/06/2022 19:40 | atualizado 22/06/2022 20:09 Comentários Reportar erro
Créditos: AMD

A tecnologia 3D V-Cache da AMD, presente no momento somente no Ryzen 7 5800X3D tem sido um dos melhores processadores no mercado mainstream no momento. E, de acordo com a AMD, a tecnologia continuará na sétima geração Ryzen "Raphael" e os primeiro SKUs com 3D V-Cache chegarão até o final deste ano para baterem de frente com os CPUs Intel Core Raptor Lake.

A confirmação vem da própria AMD, mais especificamente de seu "Financial Analyst Day 2022", que aconteceu há alguns dias atrás. 

"Ryzen 7 5800X3D é o melhor processador para jogos no mercado, sem dúvida. Nós temos orgulho do que a tecnologia V-Cache está fazendo para nós e vamos trazer o recurso na série Ryzen 7000 mais tarde neste ano e na geração futura", disse Saeid Moshkelani, vice presidente senior e gerente geral para clientes da AMD.

Os rumores sobre o lançamento dos processadores Ryzen 7000 "Raphael" diziam que os SKUs com a tecnologia V-Cache chegariam somente no ano que vem e agora temos uma janela de lançamento oficial vindo da própria AMD. O lineup da sétima geração de CPUs Ryzen irá misturar SKUs com e sem a nova tecnologia da AMD.

- Continua após a publicidade -

Zen 4 chegará em três diferentes variantes

Ainda no Financial Analyst Day 2022, a AMD revelou o roadmap de sua arquitetura Zen. Sem mencionar o ano, Zen 4 chegará em três variantes, sendo uma delas a Zen 4 3D V-Cache, além da Zen 4 padrão, e Zen 4c voltado para workstations. Na imagem, um sinal de "ok" está marcado sobre Zen 4 e Zen 4 3D V-Cache, o que pode indicar que estamos realmente perto do lançamento (ou não).

A AMD garante que os CPUs Zen 4 terão até 10% de aumento no IPC (instruções por clock), 15% de ganho no desempenho em single thread, até 125% mais largura de banda de memória por núcleo e suporte a AVX-512 e instruções voltadas para IA. Tudo isso comparado com a atual geração Zen 3.

Em geral, os processadores baseados em Zen 4 terão 35% mais desempenho e terão uma relação performance por watt 25% melhor que os atuais CPUs. 

Se considerarmos as informações não oficiais até agora, a partir de setembro termos diversos lançamentos: AMD Ryzen 7000, AMD Radeon RX 7000, NVIDIA GeForce RTX 40xx, Intel Core 13ª geração e a chegada das primeiras placas de vídeo Intel Arc aqui no ocidente.

- Continua após a publicidade -

REVIEW | AMD Ryzen 7 5800X3D - o 3D V-cache mostra a cara, mas faz diferença?

REVIEW | AMD Ryzen 7 5800X3D - o 3D V-cache mostra a cara, mas faz diferença?
Tecnologia inova, mas traz poucos cenários com impacto perceptível

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
Tags
amd
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.