- Publicidade -

AMD lança site que sugere GPU de acordo com game que você quer jogar

Ferramentacompara GPUs Radeon RX 6000 com as GeForce RTX 3000
Créditos: AMD/Reprodução

A AMD lançou nesta quarta-feira (22) a Ferramenta de Comparação de GPU (GPU Comparison Tool), em seu site. Como o nome já revela, a nova funcionalidade permite ao usuário selecionar um game e ver a performance das GPUs AMD contra modelos rivais. Além do jogo, também é possível determinar outras configurações como a resolução da tela.

Conheça a GPU Comparison Tool da AMD

Por enquanto, estão disponíveis a comparação das GPUs AMD Radeon RX 6000 e das GeForce RTX 3000 da Nvidia. No futuro a AMD deve expandir o repertório da ferramenta e implementar dados de outros modelos de GPUs Radeon RX e GeForce, assim como as Intel Arc. A lista de seleção de jogos no momento conta com apenas 11 títulos disponíveis e também deve ser aprimorada no futuro. 

Com a GPU Comparison Tool você pode ver o benchmark de GPUs AMD e Nvidia para os jogos:

  • Assassin's Creed Valhala
  • Deathloop
  • Far Cry 6
  • Forza Horizon 5
  • Ghostwire Tokyo
  • Hitman 3
  • Tiny Tina's Wonderlands
  • The Witcher 3
  • Fortnite
  • Valorant
  • Resident Evil Village

Mas eu posso confiar nesses dados?

Usuários desconfiados, provavelmente, devem se perguntar se é possível confiar nos dados de benchmarking fornecidos pela própria AMD, em comparação com placas da principal rival. Analisando as opções de configurações disponíveis dentro da ferramenta, é possível afirmar que a principio, os dados fornecidos pela AMD são confiáveis.

- Continua após a publicidade -

Para tirarmos a prova, basta analisarmos a sugestão de GPUs fornecidas pela ferramenta ao selecionar o game Ghostwire Tokyo, com uma resolução de 3840x2160. Pelo gráfico abaixo é possível perceber como as três melhores opções de GPU indicadas em termos de FPS são da concorrente: GeForce RTX 3090 Ti 24GB, GeForce RTX 3080 Ti 12GB e GeForce RTX 3090 24GB. A AMD Radeon RX 6090 XT 16GB aparece apenas na quarta posição.

Agora, se trocarmos de jogo e selecionarmos, por exemplo, Assassin's Creed Valhala no Ultra, vemos que a posição do gráfico se inverte e a ferramenta passa a recomendar as GPUs da AMD nas primeiras posições, enquanto a Nvidia aparece somente na quarta posição. Radeon RX 6950 XT 16GB, Radeon RX 6900 XT 16GB e Radeon RX 6800 XT 16GB são as três placas indicadas pela ferramenta.

Um pequeno detalhe interessante que podemos ver nos gráficos: a AMD não informa a fabricante das placas rivais. No caso das GeForce, não vemos à frente do nome a palavra 'Nvidia Geforce RTX'. Algo que até faz sentido, afinal se em alguns jogos o desempenho das rivais é altamente superior, destacar a Nvidia como fabricante seria propaganda gratuita. 

- Continua após a publicidade -

Além dos dados de performance, a AMD também fornece, na parte inferior do gráfico, o restante da configuração do sistema utilizado para realizar o benchmarking. Apesar da ferramenta não dispor de uma grande variedade de GPUs para comparação e a lista de jogos conter 11 títulos - mesmo que os games disponíveis compreendam uma boa variedade de gêneros, a GPU Comparison Tool é uma opção interessante para o usuário. 

Porém, a própria AMD ressalta na página - em letras super miúdas que passam despercebidas, o seguinte: "As informações aqui contidas são apenas para fins informativos e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Embora todas as precauções tenham sido tomadas na preparação da ferramenta de comparação de GPU, ela pode conter imprecisões técnicas, omissões e erros tipográficos, e a AMD não tem obrigação de atualizar ou corrigir essas informações."

Por isso, apesar da primeira impressão ser positiva, é importante sempre exercer uma boa dose de cautela.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Neowin, AMD
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.