Índice do Artigo

AMD

AMD lança site que sugere GPU de acordo com game que você quer jogar

AMD lança site que sugere GPU de acordo com game que você quer jogar
Créditos: AMD/Reprodução

A AMD lançou nesta quarta-feira (22) a Ferramenta de Comparação de GPU (GPU Comparison Tool), em seu site. Como o nome já revela, a nova funcionalidade permite ao usuário selecionar um game e ver a performance das GPUs AMD contra modelos rivais. Além do jogo, também é possível determinar outras configurações como a resolução da tela.

Conheça a GPU Comparison Tool da AMD

Por enquanto, estão disponíveis a comparação das GPUs AMD Radeon RX 6000 e das GeForce RTX 3000 da Nvidia. No futuro a AMD deve expandir o repertório da ferramenta e implementar dados de outros modelos de GPUs Radeon RX e GeForce, assim como as Intel Arc. A lista de seleção de jogos no momento conta com apenas 11 títulos disponíveis e também deve ser aprimorada no futuro. 

Com a GPU Comparison Tool você pode ver o benchmark de GPUs AMD e Nvidia para os jogos:

  • Assassin’s Creed Valhala
  • Deathloop
  • Far Cry 6
  • Forza Horizon 5
  • Ghostwire Tokyo
  • Hitman 3
  • Tiny Tina’s Wonderlands
  • The Witcher 3
  • Fortnite
  • Valorant
  • Resident Evil Village

Mas eu posso confiar nesses dados?

Usuários desconfiados, provavelmente, devem se perguntar se é possível confiar nos dados de benchmarking fornecidos pela própria AMD, em comparação com placas da principal rival. Analisando as opções de configurações disponíveis dentro da ferramenta, é possível afirmar que a principio, os dados fornecidos pela AMD são confiáveis.

Para tirarmos a prova, basta analisarmos a sugestão de GPUs fornecidas pela ferramenta ao selecionar o game Ghostwire Tokyo, com uma resolução de 3840×2160. Pelo gráfico abaixo é possível perceber como as três melhores opções de GPU indicadas em termos de FPS são da concorrente: GeForce RTX 3090 Ti 24GB, GeForce RTX 3080 Ti 12GB e GeForce RTX 3090 24GB. A AMD Radeon RX 6090 XT 16GB aparece apenas na quarta posição.

Agora, se trocarmos de jogo e selecionarmos, por exemplo, Assassin’s Creed Valhala no Ultra, vemos que a posição do gráfico se inverte e a ferramenta passa a recomendar as GPUs da AMD nas primeiras posições, enquanto a Nvidia aparece somente na quarta posição. Radeon RX 6950 XT 16GB, Radeon RX 6900 XT 16GB e Radeon RX 6800 XT 16GB são as três placas indicadas pela ferramenta.

Um pequeno detalhe interessante que podemos ver nos gráficos: a AMD não informa a fabricante das placas rivais. No caso das GeForce, não vemos à frente do nome a palavra ‘Nvidia Geforce RTX’. Algo que até faz sentido, afinal se em alguns jogos o desempenho das rivais é altamente superior, destacar a Nvidia como fabricante seria propaganda gratuita. 

Além dos dados de performance, a AMD também fornece, na parte inferior do gráfico, o restante da configuração do sistema utilizado para realizar o benchmarking. Apesar da ferramenta não dispor de uma grande variedade de GPUs para comparação e a lista de jogos conter 11 títulos – mesmo que os games disponíveis compreendam uma boa variedade de gêneros, a GPU Comparison Tool é uma opção interessante para o usuário. 

Porém, a própria AMD ressalta na página – em letras super miúdas que passam despercebidas, o seguinte: “As informações aqui contidas são apenas para fins informativos e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Embora todas as precauções tenham sido tomadas na preparação da ferramenta de comparação de GPU, ela pode conter imprecisões técnicas, omissões e erros tipográficos, e a AMD não tem obrigação de atualizar ou corrigir essas informações.”

Por isso, apesar da primeira impressão ser positiva, é importante sempre exercer uma boa dose de cautela.

YouTube video

Via: Neowin, AMD

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções