- Publicidade -

PCI Express 7.0 é anunciado sendo 4 vezes mais rápido que PCIe 5.0

Para consumidores de sistemas desktop são poucos os cenários de ganhos reais

A PCI-SIG, consorcio industrial responsável por definir as especificações do barramento PCI-Express, oficializou o PCI-Express 7.0, ou apenas PCIe 7.0, que será oficialmente lançado em 2025. Como tem acontecido a cada nova versão, o PCIe 7.0 dobrou a capacidade de transmissão de dados comparado com o PCIe 6.0, alcançando taxa de transferência de 128 GT/s e 512 GB/s bidirecional máximo via slot x16, números altíssimos que devem trazer benefícios reais especialmente para SSDs e redes de dados.

Como maiores destaques do PCI-Express 7.0 temos:
- Taxa de bits máxima de 128 GT/s e 512 GB/s bi-direcional via PCI-Express x16
- Sistema PAM4 (Pulse Amplitude Modulation de 4 níveis)
- Foco em parâmetros de canal e alcance prometido
- Baixa latência e alta confiabilidade
- Melhor eficiência energética
- Compatibilidade com todas as gerações PCIe anteriores

PCIe 7.0 é 4 vezes mais rápido que o PCIe 5.0 que recém chegou ao mercado

As tabelas abaixo mostram o avanço em especificações de todas as versões do barramento PCI-Express, que no PCIe 7.0 é 64 vezes mais rápido que o PCIe 1.0, Reparem que no PCIe 7.0 será possível uma placa PCI-Express x4 alcançar a mesma velocidade de uma PCIe 5.0 x16.

Com as especificações do PCI-Express 7.0, a PCI-SIG acredita que vai proporcionar avanços em soluções de aplicações emergentes como rede de dados 800G, computação quântica, data centers com alta demanda de dados, computação de alto desempenho, uso militar e aeroespacial, entre outros.

- Continua após a publicidade -

O barramento PCI-Express é atualmente a melhor solução para alta demanda de trafego de dados pelo avanço que ele recebe a cada nova versão. Como nível de comparação, o PCI-Express 5.0 (PCIe 5.0) chegou efetivamente ao mercado de consumidores faz pouco, ainda com poucas soluções que conseguem tirar benefícios reais, como já destacado acima. Os SSDs (unidade de estado sólido de armazenamento) estão entre os produtos que se beneficial desse avanço, mas em cenários de uso bem específicos. Quem consegue tirar proveito de SSDs tão rápidos? Especialmente data centers com servidores que demandam alto trafego de dados. Para consumidores tradicionais, SSDs PCIe 4.0 já entregam velocidades altíssimas, os modelos mais recentes ultrapassando 7000 MB/s.

Vale ainda destacar que placas de vídeo também são atualizadas com suporte aos novos barramentos PCI-Express, mas que tradicionalmente não trazem ganhos de desempenho real quando considerados modelos baseados em slots x16, sendo que mesmo versões como o PCIe 3.0 x16 não limitam o desempenho dos chips. Porém os novos barramentos avançam na velocidade de soluções x8, x4 entre as demais, proporcionando que placas baseadas nesses barramentos tenham desempenho melhores, que é justamente onde está a limitação. Outro detalhe é que barramentos mais rápidos "suportam mais energia", logo é possível soluções com alimentação via barramento, sem necessidade de cabos de alimentação.

Soluções PCIe 5.0 acabaram de chegar ao mercado, e PCIe 7.0 ainda vai demorar vários anos

Trazendo o PCI-Express para o mundo dos computadores, os primeiros modelos com suporte a PCIe 5.0 chegaram recentemente ao mercado através da Intel com a 12º geração Core. A AMD vai implementar esse mesmo barramento nos novos modelos da linha Ryzen 7000, que chegam ao mercado no final do ano.

Soluções com PCIe 6.0 ainda não tem previsão oficial de chegar ao mercado de consumidores, muito menos o PCIe 7.0, que pode demorar anos.

- Continua após a publicidade -

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TechPowerUp
Assuntos
Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.