Alice: Madness Returns volta ao Steam poucos dias após ser retirado da loja
Um clássico cult, o game deixou de ser listado por um acidente de seus desenvolvedores
Publicado pela Electronic Arts, Alice: Madness Returns pode não ter sido um dos maiores sucessos da empresa, mas conseguiu conservar uma comunidade fiel de fãs mesmo assim. Isso fez com que a retirada súbita do game do Steam há alguns dias gerasse uma série de protestos que parecem ter sido atendidos, já que o título voltou a ser disponibilizado na plataforma da Valve.
Até o momento não está claro o que aconteceu para o game sumir da loja, mas parece que isso é fruto de um erro da desenvolvedora Spicy Horse. No Twitter, o designer do jogo, American McGee, afirmou que um membro de seu time pediu que o suporte do Steam encerrasse completamente qualquer venda do game após ele aparentemente ter sido movido para a conta da Mysterious Inc.
A Mysterious Inc pertence à McGee, mas é usada para a venda de livros, artes conceituais e outros produtos licenciados — já a Spicy Horse encerrou oficialmente suas atividades em 2016. No mesmo ano, Alice: Madness Returns havia sido retirado do Steam devido a alguns problemas de verificação, que só foram resolvidos pela Electronic Arts no começo de 2022.
Jogo original da série permanece indisponível
Enquanto Madness Returns voltou ao Steam, o jogo que deu origem à série — American McGee’s Alice, lançado em 2000 — permanece indisponível oficialmente em qualquer loja digital. O próprio McGee afirma não saber os motivos para isso, tampouco quem detém os direitos sobre o jogo e pode arranjar meios de disponibilizá-lo aos fãs.
Desde que a Spicy Horse encerrou suas atividades em 2016, a disponibilidade de seus jogos em plataformas digitais tem se mostrado problemática. Grimm, por exemplo, parece ter sido retirado do Steam em abril deste ano, mas ainda está disponível no GOG. Já Akaneiro: Demon Hunters, o último trabalho oficial do estúdio, até aparece no banco de dados da loja da Valve, mas não pode ser adquirido no momento.
O grande alvo da polêmica mais recente, Alice: Madness Returns chegou às lojas em 2011 com versões para PC, PlayStation 3 e Xbox 360. O game apresenta uma visão deturpada da história de Alice no País das Maravilhas, apresentando uma Londres vitoriana habitada por criaturas bizarras que são responsáveis pela loucura da protagonista.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.
Fonte: PC Gamer