- Publicidade -

AMD considera CPUs Zen 4 com memórias DDR4 para placas-mãe AM4 já lançadas

Processadores seriam alternativa de upgrade sem troca de placa-mãe. Confira detalhes do rumor
Créditos: Reprodução/AMD

Durante a CES 2022, a CEO da AMD Lisa Su afirmou que mesmo com o lançamento do novo soquete AM5, o atual padrão AM4 "continuaria no mercado por muito tempo". O mesmo foi dito por Robert Hallock, diretor de Marketing técnico da empresa, que deixou clara a intenção em fazer plataformas baseadas em AM4 e AM5 coexistirem. 

Corroborando a informação, o insider Greymon55 publicou em seu Twitter que, de acordo com lojistas parceiros, a AMD estaria planejando inclusive lançar novos modelos de CPUs baseados na arquitetura Zen 4, compatíveis com o soquete AM4. 

Contudo, considerando as capacidades das plataformas baseadas em AM4, como o chipset X570, fica evidente que esses novos processadores estariam restritos às tecnologias de memória RAM DDR4 e ao PCIe 4.0, algo que pode ter algum impacto sobre o desempenho final. 

Dessa forma, o segmento topo de linha poderia ficar restrito ao soquete AM5, mas ainda assim os atuais donos de placas AM4 teriam uma rota de upgrade caso não estejam preparados para desembolsar grandes somas por uma troca completa de placa-mãe e memórias RAM. 

Outro ponto interessante é que a AMD pode estar enxergando barreiras de adoção para plataformas AM5 no segmento de entrada, justamente devido ao custo mais elevado associado a DDR5 e à confecção de placas-mãe compatíveis com PCIe 5. 

- Continua após a publicidade -

Zen4 compatível com AM4. Será?

Apesar de a notícia ser animadora para quem pretende fazer um upgrade de processador sem trocar outros componentes de hardware, o insider deixa claro que isso ainda é apenas um plano da AMD, não havendo certeza quanto ao lançamento ou ainda sobre uma possível data de chegada ao mercado. 

O que dá força à especulação é que outras fontes já mencionaram a existência desses processadores Zen 4 compatíveis com AM4. A mesma informação foi confirmada pelo site TechPowerUp, o qual citou pessoas ligadas à cadeia de suprimentos. 

Lançamento dos Ryzen 7000

De acordo com a AMD, o lançamento da série Ryzen 7000 de processadores Desktop está previsto para o mês de setembro de 2022. A estratégia de lançamento deve ser similar à adotada para a série 5000, o que significa que os modelos Ryzen 9 7950X, Ryzen 9 7900X, Ryzen 7 7800X e Ryzen 5 7600X serão os primeiros a chegar ao mercado. 

Todos serão baseados no soquete AM5, trazendo suporte às tecnologias DDR5 e PCI-Express Gen 5. Leia mais detalhes sobre o lançamento dos novos processadores AMD na matéria a seguir:

- Continua após a publicidade -

Vendas dos processadores AMD Ryzen 7000 começa dia 15 de setembro

Vendas dos processadores AMD Ryzen 7000 começa dia 15 de setembro
A fabricante deve trazer quatro modelos de CPU na leva inicial de lançamento

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: TechPowerUp!, WCCFTech Fonte: Twitter/@greymon55
Assuntos
  • Redator: Igor Pankiewicz

    Igor Pankiewicz

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.