Índice do Artigo

Hardware

Preços de GPUs AMD e NVIDIA voltam aos valores oficias - e até abaixo para as Radeon RX 6000

Preços de GPUs AMD e NVIDIA voltam aos valores oficias - e até abaixo para as Radeon RX 6000
Créditos: NVIDIA

De acordo com os dados coletados pelo 3DCenter o que todo entusiasta de hardware esperava está finalmente acontecendo. Preços das GPUs NVIDIA e AMD voltaram a patamares de preços sugeridos pelos fabricantes. Inclusive, em alguns locais as placas podem ser encontradas com valores abaixo do MSRP.

A tendência de queda de preços acontece há alguns meses em diversos mercados internacionais. Recentemente, reportamos por aqui que as GPUs AMD Radeon RX 6000 estavam apenas 5% acima do preço sugerido pelo fabricante (MSRP). As notícias são positivas para o mercado de hardware, porém não há como afirmar que as mudanças do mercado internacional irão se refletir nos preços das GPUs que são praticados aqui no Brasil.

De qualquer forma, os dados coletados pelo 3DCenter revelam a queda constante dos preços das placas AMD Radeon RX 6000 e Nvidia Geforce RTX 30. Enquanto os preços dos modelos Geforce RTX 30 estão girando em torno de 2% acima do MSRP em US$ (dólares) e € (euro), as Radeon RX 6000 podem ser encontradas mo mercado internacional entre 6% a 8% abaixo do preço sugerido pelo fabricante. 

Pela imagem acima podemos observar como os preços das GPUs estão em queda livre. Se em dezembro de 2021 os valores estavam acima de 80% do MSRP, em pouco mais de 6 meses observamos quedas expressivas superiores a 80%. 

A chegada da próxima geração de GPUs por parte da AMD e Nvidia também deve auxiliar a aquecer o mercado. Por exemplo, com a chegada da linha Radeon RX 7000 da AMD, até o final de 2022, podemos estar diante de cortes de preços para os modelos da série RX 6000, o que pode se apresentar como uma ótima oportunidade para atualizar os componentes do PC.

Pelo visto o mercado irá se adaptar à uma nova realidade e deixará para trás os tristes dias de preços absurdamente elevados, causados pelas complicações da pandemia e escassez de componentes. Com as quedas dos preços, que também se refletem modestamente por aqui, pode ser a hora certa de investir em novos componentes, inclusive em uma GPU que você nunca pensou em adquirir.

YouTube video

Via: Wccftech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções