- Publicidade -

Novas ferramentas gratuitas da Epic Games facilitam o crossplay com jogos do Steam no PC

A empresa também quer trazer a solução para MacOS, Linux e dispositivos portáteis
Créditos: Divulgação/Epic Games

A Epic Games anunciou na última quinta-feira (16) que seus serviços gratuitos para o desenvolvimento de games ganharam ferramentas que facilitam a criação de jogos multiplayer com crossplay com o Steam. Assim, empresas que lançarem seus títulos na Epic Games Store poderão implementar com maior facilidade listas de amigos compartilhadas entre as diferentes lojas de PC.

Conforme a empresa anunciou em seu blog, a nova solução tem como objetivo quebrar barreiras que impediam a interoperabilidade entre diferentes serviços. “Como esses serviços não são interoperáveis, isso significa que os jogadores não podem jogar com amigos que compraram de lojas diferentes, apesar de terem exatamente o mesmo game”, afirmou a Epic.

A companhia afirma que essa é somente a primeira entre diversas ferramentas “plug-and-play” que ela vai oferecer para conectar comunidades. A Epic Games tem sido uma grande defensora de sistemas crossplay, que resultaram recentemente na união dos servidores de Fall Guys entre as versões de PlayStation e PC.

Suporte a lojas deve aumentar

Em seu blog oficial, a Epic Games afirmou que já está trabalhando para expandir seus sistemas de interoperabilidade entre mais lojas. Enquanto a solução atual funciona somente no PC, versões para MacOS e Linux também estão em desenvolvimento com a intenção de permitir o crossplay entre plataformas de mesa e dispositivos mobile.

Para facilitar que os jogadores se conectem entre lojas do PC, os Epic Online Services incluem um overlay que unem os amigos do Steam e da Epic Games em uma lista única”, explica a companhia. O sistema também traz uma interface que facilita a procura por amigos, o envio e recebimento de convites e a conexão com sessões de jogo que já estão em andamento.

- Continua após a publicidade -

O crossplay dá a todos os amigos a oportunidade de se unir e criar memórias queridas em experiências interativas”, explica Simon Allaeys, diretor sênior de serviços online da Epic Games. Segundo o executivo, a Epic quer usar sua posição privilegiada na indústria para fornecer ferramentas que facilitem o trabalho de desenvolvedores e ajudem os games a crescer e atingir mais 1 bilhão de pessoas.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Epic Games
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.