Índice do Artigo

Games

Autor de Metro 2033 é procurado pela Rússia após críticas à guerra na Ucrânia

Autor de Metro 2033 é procurado pela Rússia após críticas à guerra na Ucrânia
Créditos: Divulgação/4A Games

Responsável pela criação do livro Metro 2033 e suas sequências, que inspiraram os jogos da 4A Games, Dmitry Glukhovsky afirmou recentemente que entrou na “lista de procurados” da Rússia. Segundo o autor, seu nome entrou na lista após ele ter feito diversas críticas à invasão da Ucrânia e à administração do presidente Vladimir Putin.

Glukhovsky teria feito isso através de sua conta no Instagram, onde realizou uma série de transmissão críticas à atuação do país. Ele afirma que, apesar dos alertas de que está sendo procurado pelas autoridades locais, ele vai continuar se opondo publicamente ao conflito e pedindo que a guerra chegue ao fim.

Essa não é a primeira vez que o autor de Metro 2033 tem problemas com as autoridades russas: em 2021 ele também sofreu represálias após ter se oposto à prisão de Alexei Navalny, oponente político de Putin. A prisão foi considerada uma “fraude” pela Anistia Internacional e fez com que Glukhovsky publicasse vídeos nos quais pedia pela soltura de Navalny.

Autor de 2033 pode ser preso se voltar à Rússia

Atualmente residindo fora da Rússia, o criador da série Metro pode enfrentar uma pena de diversos anos de prisão caso volte ao país. Logo após o início da invasão da Ucrânia, o presidente Vladimir Putin assinou uma lei que visa punir “a divulgação de informações deliberadamente falsas” sobre o conflito.

A lei prevê penas de 10 anos de prisão para pessoas consideradas culpadas, e até 15 anos de encarceramento para aqueles que “compartilharem informações deliberadamente falsas” que tenham “consequências sérias”. O país também tornou ilegal qualquer crítica a seu exército, que podem render até três anos de prisão.

A guerra entre a Rússia e a Ucrânia tem provocado diversas críticas e reações da comunidade internacional, que consideram ilegais as ações de Putin. O conflito já ocasionou no fim das atividades locais de empresas como a Microsoft e a IBM e também provocou efeitos diretos no mundo dos games — membros de estúdios como a GSC Game World não somente se posicionaram contra os russos, mas também têm alguns de seus membros lutando ativamente pelo lado ucraniano.
 

Via: Kotaku

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções