Cadeia de eventos faz receita anual de chips aumentar

O maior terremoto da história do Japão teve consequências para o mundo inteiro sob vÁrias perspectivas, uma delas foi que o preço de chips usados em memórias de computadores tivessem um considerÁvel aumento de preço. A próxima etapa desta cadeia de eventos sucessivos foi a inflação na receita das vendas de semicondutores.

Este ano os ganhos com as vendas de chips devem chegar a US$ 325 bilhões, um crescimento de 7%, segundo estimativa da IHS iSuppli. No início do ano, antes do terremoto, a previsão da empresa era que as vendas cresceriam cerca de 5,8% em todo o mundo.

O aumento se deve ao fato do Japão ter parado parte de seu fornecimento de vÁrios materiais, entre eles eletro-eletrônicos, para todo o mundo, como por exemplo a interrupção na produção de chips da Toshiba que, assim como a SanDisk, tem fÁbrica na cidade de Yokkaichi, no país.

Especula-se quais efeitos estes aumentos terão na vendas de eletrônicos e periféricos em todo o mundo. Uma discrepância nos preços seria, naturalmente, a próxima reação sucessiva dos recentes acontecimentos. As empresas que tiveram prejuízo com o terremoto provavelmente terão que aumentar seus preços, enquanto as que lucraram com ele, e ainda lucram, poderão ofertar seus produtos numa posição melhor em relação às suas concorrentes, devido ao crescimento de seus lucros. Isso, claro, dependerÁ das estratégias de venda de cada uma, se repassam os ajustes ao consumidor final, ou se assumem as variações de mercado pra si mesmas.

Assuntos
Tags
  • Redator: Pedro Lima

    Pedro Lima

    Graduando de Jornalismo e Ed. Física, Pedro cresceu jogando videogames e futebol. Dividiu sua infância e adolescência com master-system, super nintendo, 486, k6-2, playstations e outros eletrônicos. Com eles aprendeu, além de gostar de games, tecnologia e ciência, a idolatrar Homer Simpson e Jaiminho, do Chaves.

O que você prefere?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.