- Publicidade -

Processadores AMD Ryzen 8000 "Granite Ridge" Zen 5 chegam no final de 2023

Próxima APU da AMD será batizada de 'Phoenix Point'
Créditos: AMD/Reprodução

A AMD revelou nesta sexta-feira (10) o codinome para a próxima linha de processadores para desktop Ryzen 8000 AM5, com arquitetura Zen 5. Batizado como 'Granite Ridge', as novas CPUs chegam no final de 2023 como sucessores do Ryzen 7000 'Raphael'. 

Os Ryzen 8000 terão microarquitetura Zen 5, que também foi apresentada nesta sexta-feira (10). A arquitetura Zen 5 irá estrear no 'Granite Ridge' para desktops. Os novos processadores, assim como a linha Ryzen 7000, irá contar com um iGPU (GPU integrada) para produtividade no desktop. É importante ressaltar que a própria AMD não irá considerar o 'Granite Ridge' uma APUPara a empresa, uma APU é um processador com iGPU com capacidade para jogos, o que não é o objetivo dos processadores Ryzen 8000.

A AMD também ressaltou que a próxima APU da fabricante de hardware será a 'Phoenix Point', que irá integrar uma ferramenta chamada Acelerador de Inferência de IA (AIE), que aparentemente é um componente de aceleração de performance de hardware.

AMD anuncia processadores EPYC 'Turin'

Se a arquitetura Zen 5 estreia para desktops com as CPUs Granite Ridge, do lado dos servidores ela irá estrear com os processadores EPYC 'Turin', que será lançada em 2024. 

- Continua após a publicidade -

A linha EPYC é voltada para o mercado de empresas, atendendo máquinas para servidores, serviços em nuvem e outras áreas de HPC. A A quinta geração dos processadores EPYC, terá modelos utilizando as tecnologias Zen 5 V-Cache e Zen 5c. A AMD ainda não revelou muitas informações sobre a família 'Turin', mas se a quinta geração de processadores para servidores seguir a mesma linha da quarta geração, teremos pelo menos quatro versões, cada uma focada em um diferente segmento do mercado.

 Os primeiros processadores EPYC Turim fabricados pela empresa utilizarão o nó de 4 nm. Com o tempo, a AMD fabricará os CPUs mais novos da 5ª Geração EPYC com o processo de 3 nm e também irá aproveitar as melhorias da arquitetura Zen 5. Como a previsão de lançamento é somente para 2024, ainda deve demorar algum tempo para vermos todas as especificações da família EPYC 'Turin' e também quantos versões das CPUs serão lançadas.

AMD RDNA3 em 5nm terá eficiência 50% superior ao RDNA2

AMD RDNA3 em 5nm terá eficiência 50% superior ao RDNA2
Companhia também revelou o cronograma de lançamento de suas próximas tecnologias

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Videocardz, Techpowerup
Tags
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.