- Publicidade -

AMD anuncia arquitetura Zen 5 e processadores EPYC "Turin" de 4nm

CPU para segmento profissional será lançado em 2024
Créditos: Divulgação/AMD

AMD anunciou nesta sexta-feira, dia 10, sua nova arquitetura Zen 5 e a família de processadores EPYC "Turin". Fabricado no processo de 4 nm da TSMC, a próxima geração de CPUs para high performance computing (HPC) será lançada em 2024. A AMD pretende diminuir o nó para 3 nm em outros produtos da linha. 

 

AMD revela poucas informações do EPYC Turin

O anúncio da fabricante foi dado no AMD Financial Analyst Day. A empresa comandada pela Lisa Su revelou que a arquitetura Zen 5 chegará em 2024 (assim como a Zen 4). A quinta geração dos processadores EPYC, com codinome Turim, terá modelos utilizando as tecnologias Zen 5 V-Cache e Zen 5c

A linha EPYC é voltada para o mercado de empresas, atendendo máquinas para servidores, serviços em nuvem e outras áreas de HPC. Assim como a quarta geração dos processadores EPYC, é esperado que a AMD lance quatro versões do Turim com especificações focadas para determinados segmentos.


Créditos: Divulgação/AMD.

Na parte de desempenho, a AMD deu declarações genéricas. A Zen 5 trará ganhos de performance e eficiência energética — seguindo os planos da empresa de produzir chips que tenham o melhor consumo energético do mercado.

Roadmap mostra evolução de processo

No mapa de planejamento (segunda imagem da galeria) é possível verificar que a AMD trará para a Zen 5 (e também para a Zen 4) dois processos de fabricação dos chips — todos feitos pela TSMC. Os primeiros processadores EPYC Turim fabricados pela empresa utilizarão o nó de 4 nm. Com o tempo, a AMD fabricará os CPUs mais novos da 5ª Geração EPYC com o processo de 3 nm.

- Continua após a publicidade -

O lado vermelho da força, junto da Apple, está na "lista VIP" de clientes da TSMC. Os processadores EPYC com Zen 4, previstos para 2023, também utilizaram dois nós da fábrica de semicondutores: 5 nm e 4nm.

Sistema MetalFX Upscaling da Apple competirá com tecnologias AMD FSR e NVIDIA DLSS

Sistema MetalFX Upscaling da Apple competirá com tecnologias AMD FSR e NVIDIA DLSS
Apple ainda não se pronunciou se o recurso utilizará a Neural Engine

 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Tags
  • Redator: Felipe Freitas

    Felipe Freitas

    Felipe Freitas é formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mas, segundo quase todo mundo, tem cara de quem fez Sistemas. Começou nos jogos com o SNES do seu tio, nunca passou da parte da montanha em Legend of Legaia, adora jogos com histórias bem feitas e de esportes (já que é ruim praticando).

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.