- Publicidade -

GPU Intel Arc A730M tem desempenho próximo da GeForce RTX 3050 em jogos

Testes sintéticos colocavam a GPU no nível da RTX 3070
Créditos: Intel

Depois de se mostrar forte o suficiente em benchmarks sintéticos chegando no nível da NVIDIA GeForce RTX 3070, a Intel Arc A730M agora foi testada em games. Diferente do desempenho anterior, o chip gráfico de entrada baseado na GPU high-end ACM-G10 ficou perto de uma RTX 3050 dessa vez. Os testes vêm da mesma pessoa que publicou os resultados de benchmark ontem.

Os testes foram feitos em duas resoluções, 1080p e 1440p, nos jogos Metro Exodus, F1 2020 e Assassin's Creed Odyssey. A A730M consegue superar a RTX 3050 no Metro Exodus, atingindo média de 70 FPS em FullHD e 55 FPS em 1440p. Em ambas resoluções, o jogo estava rodando em qualidade alta.

De acordo com o banco de dados do Notebookcheck, uma RTX 3060 consegue cerca de 80 FPS em Metro Exodus, mas a GPU da Intel fica a frente da RTX 2070 e seus 66 FPS médio com a resolução 1080p no jogo.

Já no jogo F1 2020, a Intel Arc A730M consegue basicamente o mesmo desempenho de uma RTX 3050 para notebooks. A GPU da Intel conseguiu média de 123 FPS, enquanto a RTX de entrada alcança cerca de 120 FPS. Em 1440p, a GPU da Intel marca médias de 95 FPS.

- Continua após a publicidade -

A GPU mobile da Intel passou um certo sufoco em Assassin's Creed Odyssey com médias de 38 FPS e 32 FPS nas resoluções 1080p e 1440p respectivamente. O jogo estava configurado com preset gráfico muito alto. De acordo com o responsável pelos testes, a má otimização de driver da Intel fazia com que o desempenho no jogo da Ubisoft caísse para baixo dos 10 FPS.

Em nosso teste com um notebook da Gigabyte equipado com uma RTX 3050, a GPU conseguiu médias acima de 60 FPS em Assassin's Creed Valhalla, que é mais pesado que Odyssey, em 1080p configurado no médio. Em geral, a GPU Arc A730M teve desempenho próximo da RTX 3060 em Metro Exodus, mas se comportou como uma RTX 3050 (e até abaixo) nos outros jogos.

- Continua após a publicidade -

O dono do notebook não revelou uma informação importante, que diz respeito ao uso do Dynamic Tuning Driver (DTT), que promete melhorar o consideravelmente o desempenho tanto da GPU quanto do CPU Intel como mostramos aqui. Com esse recurso desativado e otimizações em driver, o desempenho da GPU pode subir consideravelmente.

A Intel Arc A730 não faz parte da série de entrada Arc A3xx, mas de acordo com esses testes, se comporta como uma GPU de entrada baseado no que os chips gráficos da NVIDIA para notebook conseguem alcançar.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.