- Publicidade -

Conexão USB-C vai virar padrão para dispositivos eletrônicos na União Europeia

Uma nova lei do bloco prevê a adoção do padrão por todas as fabricantes até 2024
Créditos: Divulgação/Tomekwalecki/Pixabay

A União Europeia anunciou nesta terça-feira (7) uma nova lei para padronizar o sistema de carregamento usado por todos os dispositivos eletrônicos vendidos nos países pertencentes ao bloco. Com a decisão, todas as fabricantes devem passar a oferecer conexões com o padrão USB-C em “dispositivos portáteis pequenos e médios”, em uma lista que inclui consoles de videogame, smartphones, e-Readers e câmeras digitais.

A intenção é permitir que os mesmos carregadores sejam usados em diversos dispositivos, evitando que o público tenha que adquirir um acessório específico para cada um deles. Além de tornar mais cômoda da vida dos consumidores, a decisão tem o objetivo de diminuir a quantidade de lixo digital gerada pela produção de produtos e acessórios com padrões diferentes.

Antes de entrar em ação, a nova lei terá que ser aprovada pelo conselho e pelo parlamento da União Europeia, em votações que devem acontecer ainda este ano. Caso ela seja aprovada, os fabricantes vão ter o prazo de 24 meses para adequar seus produtos, que se estende para 40 meses no caso dos laptops.

Lei quer facilitar a vida dos consumidores

O prazo estendido dado à fabricantes de laptops se explica pelos diferentes requisitos energéticos de aparelhos da categoria, o que dificultaria o uso de um padrão unificado de carregamento. Caberá à União Europeia cumprir a missão de encontrar uma solução única capaz de funcionar em todos os dispositivos e que seja economicamente viável para os fabricantes.

Em um comunicado, representantes do bloco afirmaram que os “consumidores vão ser alimentados com informações claras sobre as características de recarga de novos dispositivos”, o que deve facilitar conferir a compatibilidade de carregadores. A EU também promete que haverá a opção de adquirir novos produtos com ou sem a companhia de um carregador em suas caixas.

- Continua após a publicidade -

Atualização do padrão HDMI 2.1 deve melhorar o funcionamento de cabos longos

Atualização do padrão HDMI 2.1 deve melhorar o funcionamento de cabos longos
O sistema HDMI Cable Power deve garantir uma maior estabilidade na qualidade dos sinais

A iniciativa de padronização está sendo discutida há pelo menos uma década pela União Europeia, mas somente agora parece estar dando seus primeiros frutos. Enquanto a decisão deve afetar inicialmente somente o bloco, ela pode representar uma mudança na postura global de fabricantes, que podem considerar ser mais viável economicamente adotar o USB-C como padrão do que oferecer um tipo de conexão diferente para região do planeta.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: VG 24/7
Assuntos
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.