- Publicidade -

Patente da Sony sugere que DualSense poderá ter função de escrita e desenho

Recursos estariam integrados ao Touchpad
Créditos: Sony/Reprodução

A Sony Interactive Entertainment registrou nos Estados Unidos uma nova patente para o Dualsense. O documento sugere que o controle do Playstation 5 seria capaz de registrar a escrita e desenhos através do touchpad. Pela análise da patente, o DualSense gravaria a caligrafia e armazenaria textos em uma base de dados.

Confira o documento oficial da Sony registrado no USA Patent and Trademark Office

A patente não é nova, ela foi registrada pela primeira vez em novembro de 2020, indicando que a tecnologia estaria em desenvolvimento para o DualShock 4. Inclusive, a única imagem presente no arquivo oficial catalogado na USA Patent and Trademark Office (Escritório americano de patentes e marcas registradas) é do DualShock 4. O novo registro, no entanto, sugere que a ferramenta agora está sendo desenvolvida para o novo controle da Sony, com a intenção de ser utilizado no Playstation 5.

O touchpad seria capaz de registrar textos com alfabetos do tipo 'palm graffiti' ou 'unistrokes' e salvar as letras como arquivos 'postscript'. O formato favorece que as informações registradas possam ser interpretadas e reproduzidas em telas enquanto o DualSense é utilizado. O documento informa que: "o dispositivo inclui pelo menos um processador programado com instruções para receber inputs de um trackpad de um controlador de simulação de computador. Os inputs representam coordenadas de movimentos em relação ao trackpad".

- Continua após a publicidade -

Pelo documento de apenas uma página, não há como ter plena certeza do funcionamento do mecanismo. No entanto, pelo o que é descrito, a patente sugere que o touchpad poderá ser utilizado como uma ferramenta para inserção de textos ou desenhos, gerando uma resposta específica após o comando. Tal ferramenta poderia ser utilizada de diversas formas dentro e fora dos games, como por exemplo: ao desenhar algo específico através do touchpad, o personagem poderia executar uma magia ou resolver algum Puzzle. 

É importante ressaltar que o registro de uma patente não quer dizer diretamente que o mecanismo será de fato desenvolvido e implementado no DualSense. O documento apenas indica que a Sony tem ideias para ampliar a utilização do Touchpad, que em sua maior parte serve apenas como um botão extra para abrir os menus do jogo.

PlayStation 5: Sony vendeu 20 milhões de unidades nos primeiros 18 meses

PlayStation 5: Sony vendeu 20 milhões de unidades nos primeiros 18 meses
Console foi lançado em 12 de novembro de 2020

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: PlaystationLifestyle, USA Patent and Trademark
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.