- Publicidade -

CPUs Intel Meteor Lake e Arrow Lake utilizarão soquete LGA 1851

Vazamento mostra as medidas do novo socket
Créditos: Intel

Informações sobre o socket das gerações Intel Metor Lake e Arrow Lake vazaram e elas vão contra os rumores até então. Chamado de socket V1, o LGA 1851 irá receber a 14ª e 15ª gerações de CPUs Intel. As informações até o momento diziam que o socket LGA 2551 iria substituir o atual LGA 1700/1800, o que não será o caso de acordo com esse vazamento.

O vazamento publicado pelo site chinês Benchlife mostra um slide comparando o tamanho do novo socket V1 com o atual socket LGA 1700/1800 para Intel Alder Lake e Raptor Lake (13ª geração). O socket LGA 1851 mede os mesmos 45 x 37.5 mm do atual socket, o que nos leva a crer que o suporte para coolers feitos para LGA 1700 deve ser mantido.

Por outro lado, o IHS, que é o heatspreader (a "carcaça" do CPU") será levemente maior com seus 6.83 - 7.49 mm, contra os 6.73 - 7.4 mm. Na prática isso quer dizer que os processadores das séries Meteor Lake e Arrow Lake serão um pouco mais altos. Isso exigirá um certo cuidado na pressão aplicada na montagem dos coolers, caso o socket V1 utilize os mesmos coolers de socket LGA 1700.

Esse aumento principalmente na altura do IHS dos CPUs de 14ª e 15ª gerações deve acontecer pela mudança na arquitetura, com a implementação de tiles (empilhamento de camadas de chip). 

- Continua após a publicidade -

Um rumor recente vindo do canal Moore's Law is Dead dizia que as próximas gerações de CPUs Intel iriam usar o socket LGA 2551, que seria significativamente maior que o atual socket com 1700 pinos. No entanto o site Benchlife diz que esse socket não fará parte das 14ª e 15ª gerações de CPUs.

O LGA 2551 ainda continua no planejamento da Intel, mas como um socket BGA. O "BGA 2551" ainda deve ser usado pela Intel, mas não para hardware voltado para o consumidor comum.

Além da nova arquitetura em "tiles", a Intel promete que os CPUs Meteor Lake ofereçam aceleração integrada para IA, gráficos integrados de nova geração, baixo consumo e ainda manter os núcleos híbridos introduzidos na atual 12ª geração de processadores Intel Core.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: WCCFtech
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.