- Publicidade -

GPU Intel Arc A730M é mais rápida que uma RTX 3070 para notebooks, mostra 3DMark TimeSpy

Chip gráfico já equipa notebooks chineses
Créditos: Intel

Mesmo já lançadas, ainda não sabemos muito sobre as GPUs mobile Intel Arc. Agora um benchmark da Arc A730M no 3DMark Time Spy foi publicado e mostra que a GPU mobile conseguiu mais de 10 mil pontos em gráficos, o que a coloca acima de GPUs mobile como a NVIDIA GeForce RTX 2080M e RTX 3070, de acordo com o ranking do site Notebookcheck.

O benchmark foi feito por "Golden Pig Upgrade" usando um notebook chinês e publicado no fórum Weibo. A Arc A730M usa a GPU topo de linha ACM-G10 (A770), mas não completamente. A GPU conta com 24 núcleos Xe, dos 32 que está disponível no chip completo. O notebook em questão é equipado com um Intel Core i7-12700H.

Os 10107 pontos no Time Spy coloca a Intel Arc A730M próximo da GeForce RTX 3070 Ti para notebook, que pontua cerca de 10400 no mesmo benchmark. A GPU Arc A730M já está sendo disponibilizada em notebooks da marca Mechanike e a própria fabricante já divulgou os resultados da GPU no Time Spy, mas marcando 1002, e até mesmo o desempenho da GPU no Fire Strike com 23090 pontos, algo entre a RTX 3060 e RTX 3070 para notebooks.

A Intel oferece otimização específica para benchmarks, no entanto esse mesmo recurso não foi reconhecido pelo benchmark Time Spy. Isso colocaria a A730M ainda mais longe no resultado.

- Continua após a publicidade -

GPUs Intel Arc podem ter desempenho maior do que rumores indicam

Até o momento, os rumores sobre o desempenho do lineup de GPUs Intel Arc para desktop diziam que o chip topo de linha, que equipa a A770, teria desempenho similar a RTX 3060 Ti.

Agora, com esses resultados referentes a A730M, a história não oficial pode mudar. Se o chip, que é mobile e não é o topo de linha, tem um desempenho geral, pelo menos em benchmark, próximo da RTX 3070, podemos esperar que a disputa no lado das placas de vídeo para PCs de mesa possa ir ainda além.

A GPU Intel Arc A730M é equipada com 16GB GDDR6 operando a 14 Gbps e oferece largura de banda de 336 GB/s através de 192-bit, e TGP máximo de 120W. 

- Continua após a publicidade -

As GPUs Intel Arc Alchemist, primeira geração, foram lançadas primeiro para notebooks. Porém a empresa, junto das fabricantes de notebook, estão tendo dificuldades em disponibilizar o hardware em larga escala até agora. Já as primeiras placas de vídeo chegam até setembro.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.