- Publicidade -

Novidade de placas-mãe AM5 pode fazer com que novas placas custem menos do que atuais

Presença de dois chipsets na X670E pode resultar em placa B650 com o melhor custo x benefício do mercado
Créditos: AMD/Reprodução

A placa-mãe entusiasta X670 Extreme e a X670 da AMD com soquete AM5 chegarão ao mercado com dois chipsets, como revelado durante a Computex 2022. De acordo com a AMD, a empresa está buscando o melhor custo x benefício com o novo hardware. Agora, o popular leaker Moore Law is Dead afirma que o custo de produção de dois chipsets da X670, será inferior a um chipset X570. Dessa forma, as placas de entrada B650 AM5, que apresentam um único chipset X670, podem acabar chegando ao mercado com preço inferior às placas atuais da AMD.

Como o leaker aponta, apesar dos chipsets X670 terem sido pensados para apresentar melhor custo x benefício, os demais componentes das placas X670E e X670 devem fazer com que elas cheguem ao mercado com preços superiores aos praticados na X570. Agora, o mesmo não se aplica à B650 com um único chipset, com PCle 5.0 apenas para armazenamento.

Dessa forma, caso o leaker esteja correto, existem fortes razões para acreditar que não há motivos para a B650 custar mais do que a B550. Por isso, podemos estar diante de uma placa-mãe que chegará ao mercado com o melhor custo x benefício.

Soquete AM5

O novo soquete AM5, composto por 1.718 pinos, é o novo padrão da AMD para acomodar os  processadores Ryzen 7000. O novo padrão soquete inclui um design LGA (Land Grid Array), potência de até 170W, suporte a DDR5 e PCIe 5.0. Apesar das novidades, o soquete irá isso enquanto manter o suporte para coolers do soquete AM4, algo benéfico para quem não pensa em trocar todo o seu hardware. 

- Continua após a publicidade -

Confira como instalar processador Ryzen 7000 em placa-mãe com soquete AM5

Apesar de mudar do design PGA (Pin Grid Array) para um design LGA, o soquete AM5 preserva o mesmo tamanho de pacote e altura do soquete AM4. Portanto, o AM5 é compatível com os coolers da geração anterior. Ambos os chipsets presentes na X670E serão idênticos em tamanho com processo de fabricação de 6nm da TSMC.

A AMD irá lançar os Ryzen 7000 entre os meses de setembro a novembro. Até o lançamento dos processadores a AMD deve também apresentar divulgar os preços das X670E, X670 e B650 e ficaremos sabendo se a B650 irá, de fato, apresentar valor menor do que as atuais placas B550 presentes no mercado.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tweaktown, Videocardz, Adrenaline
Tags
amd
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.