Ocorrências de phishing caem mais de 75% em 2010

O volume de golpes de phishing, armadilhas para coletar dados pessoais dos usuÁrios, caiu drasticamente em 2010, conforme o relatório anual de estudos sobre ameaças e riscos da IBM. Atualmente, o número de ataques desse tipo é inferior a um quarto do registrado nos dois anos anteriores.

A companhia não sabe dizer ao certo a razão do declínio, mas acredita que o fato pode ter sido influenciado pela apreensão de uma grande gangue romena especializada na prÁtica, que chegou a lesar 1200 usuÁrios do eBay em meados do ano passado. Segundo o estudo, a Romênia é o país que origina a maior parte das URLs de phishing, com 18,8%.


Para Tom Cross, um dos pesquisadores da IBM, o phishing pode ter deixado de ser interessante para os invasores, como informa o Network World. Ele diz que o golpe pode não estar rendendo tanto dinheiro e, com isso, os criminosos "procuram algo mais lucrativo, como as mÁquinas de clonagem de cartões."

Instituições financeiras e seus clientes são os maiores alvos dos golpes, seguidos de leilões, sistemas de pagamentos online e organizações governamentais. Além da Romênia, Estados Unidos e China também são grandes fontes de URLs phishing, com 14,6% e 11,3%, respectivamente.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Qual vai ser o melhor game de abril de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.