- Publicidade -

Volvo usará Unreal Engine para criar gráficos realistas em carros elétricos

Empresa quer utilizar o software para criar a nova geração de display HMI
Créditos: Volvo/Divulgação

A fabricante de carros sueca Volvo anunciou nesta quarta-feira (01) que irá utilizar o motor gráfico da Epic Games, o Unreal Engine 5, para criar um display HMI (Human-Machine Interface) de nova geração. A intenção é trazer gráficos reais para os modelos de carros elétricos da empresa. 

A Volvo afirmou que a Epic irá auxiliar na construção de uma plataforma onde os engenheiros da empresa poderão desenvolver softwares para aprimorar a interação do motorista com os displays HMI presentes no carro, por onde o condutor consegue interagir com as funções do veículo e também observar as rotas. 

Essa tecnologia [Unreal Engine] nos dá a capacidade de criar visuais responsivos de alta qualidade com que podemos trabalhar e transmitir informações, além de criar representações realísticas quando necessário. É sobre criar a próxima geração de HMI para nossos consumidores - Thomas Stovicek, chefe de experiência do usuário na Volvo

A Volvo pretende utilizar a Unreal Engine para renderizar o que os sensores externos dos veículos, como câmeras e radares, estão vendo do lado de fora. Com a Unreal Engine a fabricante de carros espera conseguir trazer um grande número de dados ao condutor, melhorando a experiência de dirigir um Volvo, além de aumentar a segurança do veículo e sem "sobrecarregar" o condutor de informações. Stovicek afirma que para a Volvo é importante garantir que o condutor tenha uma experiência segura atrás do volante.

O novo sistema operacional integrado no display irá funcionar como um 'sistema guarda-chuva' capaz de integrar todos os demais sistemas operando no veículo elétrico, incluindo o SO Android Automotive, Blackberry QNX, Linux e AUTOSAR. A arquitetura do novo sistema apresentará um núcleo com dois SoC da Nvidia. 

- Continua após a publicidade -

Unreal Engine será utilizada em diversos projetos além de games

Essa não é a primeira parceria que a Epic faz com alguma fabricante de carros para a utilização do motor gráfico Unreal Engine 5. A empresa também já anunciou uma parceria com a GMC para criação de um software HMI para o novo Hummer elétrico da empresa, que será lançado em 2022.

O chefe do laboratório de Detroit da Epic Games, Heiko Wenczel, afirma que são muito interessantes as possibilidades que o Unreal Engine podem trazer para a experiência do condutor dentro de um veículo. "Se tornou muito atrativo, com todo o novo hardware que está chegando aos carros, pensar nelas como uma plataforma adicional que precisamos reconhecer. De uma perspectiva de HMI, de engajamento, do que as capacidades dos games podem trazer para a as experiências do usuário dentro dos carros".

Além de carros, o Unreal Engine 5 também será utilizado pela NASA para treinamentos em realidade virtual. O motor gráfico irá criar um ambiente digital baseado em informações reais do planeta Marte. A ideia é auxiliar futuros exploradores espaciais, ensinando tarefas fundamentais para as missões, como trabalhar, viver e construir em outro planeta.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Verge
  • Redator: Luiz Schmidt

    Luiz Schmidt

    Estudante de jornalismo na UFSC e Escritor. Amante de games, anime, manga e cultura japonesa. Autor do livro Histórias de Amor Talvez Estranhas.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.