- Publicidade -

Alto consumo de energia de componentes dos PCs é considerado um problema pelos usuários

A maior preocupação dos consumidores é o aumento na conta de luz
Créditos: Divulgação/NVIDIA

O aumento de consumo de CPUs e processadores gráficos é uma das maiores preocupações dos usuários de PC, revela uma pesquisa realizada pelo site TechPowerUp. Em um questionário respondido por 22.040 pessoas, 85,5% delas afirmaram que essa é uma área que precisa receber mais atenção das fabricantes.

Segundo os leitores consultados, a maior preocupação está relacionada aos impactos que o maior consumo energético pode ter sobre a conta de luz33,5% das pessoas apontaram isso como o principal problema. Já para 28,5%, o calor gerado pelas peças é a maior preocupação, já que isso demanda novas soluções de resfriamento que nem sempre são viáveis.

12,5% dos leitores da TechPowerUp afirmam que o barulho gerado por componentes de resfriamento é o principal lado negativo do aumento de consumo de energia dos novos hardwares. Na última posição do ranking de prioridades surgem a preocupação com o meio-ambiente, que se mostrou prioridade para 11,3% das pessoas que responderam positivamente à pergunta relacionada às exigências energética de CPUs e GPUs.

14,5% não ligam para aumento do consumo

A pesquisa também revelou que uma fatia minoritária — mas considerável — de usuários não tem grandes preocupações sobre o aumento de consumo energético. Para 14,5% dos votantes, esse não é um fator que se mostra relevante na hora de montar um novo sistema ou fazer o upgrade de componentes.

Segundo o site, o aumento no consumo de componentes ficou evidente principalmente em anos recentes. Como exemplo ele cita a GeForce GTX 980 Ti, que em 2015 consumia 211 W, enquanto a GTX 1080 Ti de 2017 teve um ligeiro aumento para 231 W — em compensação, a RTX 3090Ti atualmente é conhecida por usar 445W

- Continua após a publicidade -

GeForce RTX 3090 Ti foi desbloqueada para 890W com BIOS para overclock extremo

GeForce RTX 3090 Ti foi desbloqueada para 890W com BIOS para overclock extremo
E a placa de vídeo vai além em benchmark

Os relatos de que a próxima geração de placas gráficas da NVIDIA pode ter modelos com consumo de até 850W parece contradizer conceitos básicos do mundo da tecnologia. Enquanto na teoria o uso de componentes com litografia menor deveria significar uma maior eficiência energética (e uma diminuição do consumo), na prática parece que estamos caminhando para um sentido contrário.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: TechPowerUp
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.