Índice do Artigo

PC Games

Alto consumo de energia de componentes dos PCs é considerado um problema pelos usuários

Alto consumo de energia de componentes dos PCs é considerado um problema pelos usuários
Créditos: Divulgação/NVIDIA

O aumento de consumo de CPUs e processadores gráficos é uma das maiores preocupações dos usuários de PC, revela uma pesquisa realizada pelo site TechPowerUp. Em um questionário respondido por 22.040 pessoas, 85,5% delas afirmaram que essa é uma área que precisa receber mais atenção das fabricantes.

Segundo os leitores consultados, a maior preocupação está relacionada aos impactos que o maior consumo energético pode ter sobre a conta de luz33,5% das pessoas apontaram isso como o principal problema. Já para 28,5%, o calor gerado pelas peças é a maior preocupação, já que isso demanda novas soluções de resfriamento que nem sempre são viáveis.

12,5% dos leitores da TechPowerUp afirmam que o barulho gerado por componentes de resfriamento é o principal lado negativo do aumento de consumo de energia dos novos hardwares. Na última posição do ranking de prioridades surgem a preocupação com o meio-ambiente, que se mostrou prioridade para 11,3% das pessoas que responderam positivamente à pergunta relacionada às exigências energética de CPUs e GPUs.

14,5% não ligam para aumento do consumo

A pesquisa também revelou que uma fatia minoritária — mas considerável — de usuários não tem grandes preocupações sobre o aumento de consumo energético. Para 14,5% dos votantes, esse não é um fator que se mostra relevante na hora de montar um novo sistema ou fazer o upgrade de componentes.

Segundo o site, o aumento no consumo de componentes ficou evidente principalmente em anos recentes. Como exemplo ele cita a GeForce GTX 980 Ti, que em 2015 consumia 211 W, enquanto a GTX 1080 Ti de 2017 teve um ligeiro aumento para 231 W — em compensação, a RTX 3090Ti atualmente é conhecida por usar 445W

Os relatos de que a próxima geração de placas gráficas da NVIDIA pode ter modelos com consumo de até 850W parece contradizer conceitos básicos do mundo da tecnologia. Enquanto na teoria o uso de componentes com litografia menor deveria significar uma maior eficiência energética (e uma diminuição do consumo), na prática parece que estamos caminhando para um sentido contrário.
 

Via: TechPowerUp

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções