- Publicidade -

Mercado de GPUs para PC teve queda de 6,2% no primeiro trimestre de 2022

Relatório da JPR aponta que o mercado de CPUs para PC também sofreu queda
Créditos: Imagem/ Reprodução JPR

A Jon Peddie Research, empresa de consultoria e pesquisa multimídia, divulgou um novo relatório a respeito do mercado de GPUs no primeiro trimestre de 2022. Segundo as informações, as remessas de GPUs para PC alcançaram a marca de 96 milhões de unidades no período, o que significa uma redução de -6,2% em relação ao trimestre anterior e -19% em relação ao mesmo período no ano passado. 

Ainda de acordo com a JPR, em geral, o primeiro trimestre é estável para baixo em comparação com o anterior, mas a porcentagem deste ano está acima da média de 10 anos que é de -10,2%. Entre as razões para a queda estão as situações de instabilidade causadas pelo conflito entre Rússia e Ucrânia e as estratégias de enfrentamento da pandemia da COVID 19 pela China, que afeta a disponibilidade de componentes. 

Os dados de participação de mercado geral de cada uma das grandes fornecedoras - AMD, Intel e NVIDIA - nos períodos de primeiro trimestre de 2021, último trimestre de 2021 e primeiro trimestre de 2022, respectivamente, podem ser conferidos abaixo.  

 

Outros dados

O relatório da JPR ainda indica que o mercado geral de CPUs para PC reduziu -10,8% em relação ao trimestre anterior, e -26,2% ao mesmo período no ano passado

Há ainda a expectativa de que, nos próximos cinco anos, a participação de GPUs discretas (dGPU) no mercado aumentará para um nível de 46%. Atualmente, a participação do mercado total, que inclui desktops e notebooks, para os fornecedores de dGPU pode ser conferida na tabela abaixo, com os dados do relatório da Jon Peddie Research

- Continua após a publicidade -
  Q1'21 Q4'21 Q1'22
AMD 19% 18% 17%
Intel NA 5% 4%
NVIDIA 81% 78% 78%

A análise de Jon Peddie, o presidente da JPR, é de que “os consumidores estão cautelosos apesar do lançamento de novos produtos da AMD, Intel e NVIDIA (AIN) no segundo semestre. Portanto, nossa previsão para o ano é de modestos 2% a 3% para GPUs", de acordo com o documento. 

REVIEW | AMD Ryzen 5 5600 - melhor para games que o 5600X?

REVIEW | AMD Ryzen 5 5600 - melhor para games que o 5600X?
Bom preço e performance fazem desse CPU uma das melhores opções do mercado

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: VideoCardz Fonte: JPR
  • Redator: Andre Bassani

    Andre Bassani

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.