- Publicidade -

1.1 quintilhão de operações por segundo: supercomputador mais rápido do mundo é dos EUA

O supercomputador foi desenvolvido pelo Oak Ridge National Laboratory (ORNL)
Créditos: Oak Ridge National Laboratory

O supercomputador mais rápido do mundo está nos Estados Unidos e é capaz de realizar 1.1 quintilhão de operações por segundo, trata-se do Frontier, desenvolvido pelo Oak Ridge National Laboratory (ORNL), o Frontier se tornou o primeiro supercomputador a alcançar a marca "exascale", ele utiliza arquitetura HPE Cray EX235a e conta com processadores AMD EPYC e GPU AMD Instinct. O resultado foi anunciado pelo grupo TOP 500 que trabalha para medir os supercomputadores mais rápidos do mundo.

O supercomputador será utilizado pelo Departamento de Energia dos EUA e pela Força Aérea dos EUA a partir de 2023. Jeff Nichols, Diretor de Laboratório Associado da ORNL, disse em comunicado que “Cientistas e engenheiros de todo o mundo colocarão essas extraordinárias velocidades de computação para trabalhar para resolver algumas das questões mais desafiadoras de nossa era, e muitos começarão sua exploração no primeiro dia”.

O supercomputador será utilizado pelo Departamento de Energia dos EUA e pela Força Aérea dos EUA a partir de 2023.Forrest Norrod, vice-presidente sênior e gerente geral do AMD Data Center Solutions Business Group falou que “Inovar e oferecer mais desempenho e eficiência para supercomputadores é fundamental para enfrentar os desafios mais complexos do mundo”.

"Baseado na mais recente arquitetura HPE Cray EX235a e equipado com processadores AMD EPYC 64C 2GHz, o sistema tem 8.730.112 núcleos totais, uma classificação de eficiência energética de 52,23 gigaflops/watt e conta com gigabit Ethernet para transferência de dados. A Frontier "está atualmente sendo integrada e testada no ORNL no Tennessee, EUA, onde será operada pelo Departamento de Energia", disse o grupo TOP 500.

Confira abaixo um vídeo mostrando o supercomputador Frontier.

- Continua após a publicidade -

Todos os lançamentos em jogos para PC, PlayStation, Xbox e Switch em junho de 2022

Todos os lançamentos em jogos para PC, PlayStation, Xbox e Switch em junho de 2022
No total estão previstos os lançamentos de 21 jogos ao longo do mês, mas grandes títulos são poucos

"Frontier consiste em 74 gabinetes, cada um pesando 3.269 quilos. 9.408 nós HPE Cray EX estão espalhados por esses gabinetes, com cada nó alimentado por uma CPU AMD "Trento" 7A53 Epyc e GPUs AMD Instinct MI250X quádruplas (totalizando 37.632 GPUs em todo o sistema). O sistema tem 9,2 petabytes de memória, divididos igualmente entre HBM e DDR4, e usa a rede HPE Slingshot-11. Ele é suportado por 37 petabytes de armazenamento local do nó em cima de 716 petabytes de armazenamento central. O sistema é 100% refrigerado a líquido usando água morna (30° C) e, em termos de espaço, o sistema Frontier final ocupa 372 metros quadrados."

Antes do Frontier, o supercomputador mais rápido do mundo encontrado em testes era o RM A64X Fugaku do Japão, que havia alcançado uma pontuação HPL de 442 PFlop/s, menos da metade do resultado apresentado pelo Frontier. Há rumores de que a China já possui um supercomputador que ultrapassou a barreira de 1 quintilhão de operações por segundo, mas ainda não há informações oficiais sobre isso.

- Continua após a publicidade -

O que você achou do supercomputador mais rápido do mundo? Participe nos comentários com a sua opinião!

REVIEW | AMD Ryzen 5 5600 - melhor para games que o 5600X?

REVIEW | AMD Ryzen 5 5600 - melhor para games que o 5600X?
Bom preço e performance fazem desse CPU uma das melhores opções do mercado

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: gizmodo
Tags
amd
  • Redator: Juliano Aires

    Juliano Aires

    Juliano Aires é apaixonado em escrever sobre games, tecnologia e cultura pop. Como um verdadeiro entusiasta da informação, é responsável por publicar notícias e artigos no Adrenaline e no Mundo Conectado. Tem como principal atributo acreditar em um mundo cada vez mais justo e honesto.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.