- Publicidade -

Governo francês decide banir estrangeirismos como "eSports" e "streamer"

Seriam "jeu video de competition" e "joueur-animateur en direct" respectivamente
Créditos: Le Café du Geek

O governo francês tem trabalhado para preservar a língua de seu país o máximo que eles conseguem. Uma de suas decisões agora é banir qualquer expressão inglesa dentro do universo dos games. Palavras que costumamos dizer por aqui, como "gamer" e "streamer", por exemplo, precisam ser ditas em francês agora.

O ministro da cultura da França disse à agência francesa de notícias AFP (via The Guardian), que as expressões em inglês podem ser uma "barreira para o entendimento" às pessoas que não são gamers (ou joueur/joueuse). A decisão política foi publicada no jornal oficial do governo  - "Journal officiel de la République française", e já está em vigor. 

Embora a nova regra exista e ela está atrelada às expressões e gírias ditas em inglês quando o assunto é games, ela está restrita aos documentos oficiais do governo. Nada como um "controle" ao que está sendo dito por streamers franceses enquanto estão ao vivo será feito, por exemplo.

Mesmo assim, pesquisas em revistas e sites de games da França foram feitas para ver se encontravam expressões ou termos em francês relacionados aos jogos. Para o ministro da cultura, a ideia, em geral, é permitir uma comunicação mais fácil entre a população.

- Continua após a publicidade -

A "Académie Française", defensora de língua francesa, alertou no começo do ano dizendo que a situação é uma "degradação que não deve ser vista como inevitável". Na ocasião, a academia deu destaque para alguns termos ingleses como "big data" e "drive-in" que acabaram virando comuns no país.

Como o própria The Guardian enfatiza, algumas expressões são simples de serem traduzidas, já outras nem tanto, como "streamer" que vira "joueur-animateur en direct", que fica algo como "jogador-anfitrião ao vivo", "cloud gaming" é "jeu video en nuage" (videogame na nuvem) e, "eSports", "jeu video de competition" (videogame competitivo).

É importante preservar a língua de um país inteiro, mas o mundo caminha cada vez mais para uma globalização inglesa e isso é inevitável. E você, concorda com o governo francês? Deixe sua opinião.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: The Guardian
Assuntos
Tags
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.