- Publicidade -

Agonia! Máscara simula asfixia em realidade virtual

Dispositivo foi criado para dar maior imersão em ambientes virtuais
Créditos: Imagem/ Reprodução MultiMedia Technology

O advento e popularização dos produtos de realidade virtual estimulam novos dispositivos que aumentem a imersão dos usuários. Com este objetivo, um grupo de pesquisadores da Universidade de Ciências Aplicadas de Salzburgo está desenvolvendo uma máscara que torna a respiração um elemento a mais na interação com os ambientes de realidade virtual. 

A máscara AirRes, como é chamada, foi apresentada em um artigo no mês passado, na ACM CHI Conference on Human Factors in Computing Systems - Conferência sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. 

Segundo a descrição do artigo sobre o estudo, a ideia da AirRes é utilizar a respiração como elemento de interação com o contexto virtual, sem sofrer limitações pelo equipamento. Dessa forma, a máscara pode contribuir para comunicar informações do ambiente em que o usuário está localizado virtualmente, como condições ambientais adversas - como fogo próximo, por exemplo. 

Uso e design

AirRes foi desenvolvida para ser compatível com os óculos VR. Dessa forma, o equipamento tem como princípios ser móvel e sem fios, para permitir ao usuário mais liberdade de movimento. 

Outro elemento presente no modelo é a resistência na respiração, ou seja, a máscara é capaz de restringir ou liberar a capacidade de respiração do usuário para proporcionar a imersão no espaço virtual, de acordo com as condições que podem influenciar o avatar. O estudo ressalta que isso não deve ser feito de forma prejudicial aos usuários, pois a ideia não é vedar completamente o fluxo de ar. Como medidas de segurança, a AirRes deve ser facilmente removida, caso necessário, e a resistência respiratória é removida caso haja perda de conexão com o software. 

- Continua após a publicidade -

Uma das situações destacadas no vídeo (acima) é o percurso de bombeiros com obstáculos, que consiste numa simulação de incêndio em que o usuário explora um prédio e apaga os focos. Com a máscara, os usuários experimentam uma imersão maior através das condições adversas do ambiente, como a corrida contínua, fumaça e o fogo, através da resistência respiratória da AirRes

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: UOL Fonte: MultiMediaTechnology
Assuntos
Tags
  • Redator: Andre Bassani

    Andre Bassani

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.