- Publicidade -

AMD explica como o Smart Access Storage vai levar o DirectStorage para outro nível

A tecnologia promete romper os limites da API desenvolvida pela Microsoft
Créditos: Divulgação/AMD

Durante a Computex 2022, a AMD anunciou o lançamento da nova tecnologia Smart Access Storage, que promete usar a API DirectStorage da Microsoft e elevá-la a um novo patamar. No entanto, na época a companhia não deixou claro como a novidade vai funcionar, fazendo com que muitos consumidores questionassem quais as vantagens reais que vão ser proporcionadas por ela.

O esclarecimento veio através de uma entrevista concedida à PCWorld por Frank Azor, Arquiteto-Chave de Soluções e Marketing de Jogos da AMD. Segundo ele, o Smart Access Storage surge da combinação da API do Windows com a solução Smart Access Memory — que é conhecida pelo nome Resizable Bar quando aplicada ao hardware de outros fabricantes.

Segundo Azor, tradicionalmente a DirectStorage oferece acesso a somente 256 MB de VRAM para uso e transferência de assets. Com o Smart Access Memory em ação, esse limite desaparece e permite que toda a VRAM de uma placa gráfica seja usada para acelerar o processo de carregamento de um jogo.

Smart Access Storage pode não funcionar em todas as GPUs

Conforme explica o executivo, o Smart Access Storage é o nome que a AMD dá ao sistema que garante o uso total da memória VRAM de uma GPU. Ao menos em teoria, isso deve fazer com que os resultados obtidos sejam ainda melhores do que os fornecidos pela implementação básica do DirectStorage da Microsoft.

Ao mesmo tempo, isso pode significar que a tecnologia não será aplicável a todas as placas gráficas da linha Radeon, já que certos limites de hardware terão que ser respeitados. No entanto, até o momento a empresa não divulgou detalhes sobre os requisitos necessários para usar a novidade.

- Continua após a publicidade -

A tecnologia da AMD surge como uma rival da RTX IO da NVIDIA, que fez sua estreia em 2020 junto à linha RTX 3000. No entanto, ainda não está claro como a tecnologia da fabricante vai interagir com a API DirectStorage, tampouco se ela vai tirar proveito do Resizable BAR para melhorar o desempenho de jogos.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: NeoWin Fonte: PC World
Tags
amd
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.