- Publicidade -

Novos SSDs PCIe 5.0 podem ser mais grossos e requerer slots M.2 mais largos

PCI-SIG lançou silenciosamente nova especificação no fim de 2020
Créditos: Shutterstock

Os processadores Alder Lake de 12ª geração da Intel e os processadores Ryzen 7000 (Raphael) da AMD iniciaram o lançamento dos SSDs PCIe 5.0. As novas e rápidas unidades, sem dúvida, encontrarão um lugar na lista dos melhores SSDs, mas podem exigir um slot M.2 mais espaçoso.

SSDs M.2 vêm em tamanhos diferentes. No entanto, estamos acostumados a ver os SSDs chegarem no formato 2280 para o mercado casual. Os dois primeiros dígitos denotam largura, enquanto os outros dígitos correspondem ao comprimento. Portanto, uma unidade M.2 2280 mede 22 x 80 mm. É o formato mais comum que você encontrará para consumidores casuais.

O padrão M.2 sempre teve opções para dispositivos mais largos, incluindo 12 mm, 16 mm, 22 mm ou 30 mm. Existem tamanhos de 16 mm, 26 mm, 30 mm, 42 mm, 60 mm, 80 mm e 110 mm de comprimento. SSDs M.2 convencionais normalmente aderem a 80 mm. 

Normalmente, você não encontra unidades de 30 mm de largura ou 110 mm de comprimento fora do mercado corporativo ou de servidores. No entanto, muitas placas-mãe entusiastas têm pelo menos um slot M.2 que pode acomodar drives de até 110 mm, ou 22110.

- Continua após a publicidade -

O usuário do Twitter Hassan Mujtaba compartilhou as supostas especificações para as placas-mãe X670 Aorus Pro AX, X670 Aorus Master, X670 Aorus Xtreme e X670 Aero D da Gigabyte. Parte do texto diz: "M.2 Thermal Guard III: Garanta o desempenho e a estabilidade do SSD 25110 M.2 Gen5". Isso implica que algumas unidades PCIe 5.0 podem ter 25 mm de largura e não caberem em placas-mãe existentes com slots M.2. 

PCI-SIG lançou especificação silenciosa

O portal TechPowerUp compartilhou os desenhos do formato "Type 25110-D8-M", o padrão citado nos materiais da Gigabyte. De acordo com a publicação, o PCI-SIG implementou a largura de 25 mm no final de 2020, mas não divulgou. 

A descrição do documento diz que o "tipo de placa complementar destina-se principalmente a oferecer suporte a soluções SSD de alta potência usando um dissipador de calor opcional". Comparado com drives de 22 mm, um extra de 3 mm pode não parecer muito. Aumentar a largura do PCB em 1,5 mm em cada lado provavelmente não permitirá que os fabricantes coloquem mais chips NAND nele. 

- Continua após a publicidade -

Além disso, vimos SSDs de até 8 TB, como o Rocket Q da Sabrent, que se encaixam perfeitamente em um formato 2280. No entanto, mais espaço pode ajudar na dissipação de calor e permitir que os fornecedores criem dissipadores de calor mais robustos.

Não esperamos que todos SSDs PCIe 5.0 irão ser no formato 25110. No caso da Gigabyte, a fabricante provavelmente queria tornar suas placas-mãe X670 compatíveis com as futuras unidades 25110. 

Os SSDs 2280 convencionais ainda devem caber nos slots M.2 mais largos sem problemas. Além disso, as placas-mãe Intel série 600 com suporte para PCIe 5.0 estão sendo lançadas há meses com apenas slots M.2 2280 e 22110.

Apacer e Zadak já anunciaram seus SSDs PCIe 5.0 com impressionantes velocidades sequenciais de leitura e gravação de até 13.000 MBps e 12.000 MBps, respectivamente. Infelizmente, os fornecedores não especificaram se eram unidades padrão de 22 mm de largura. Será interessante ver quais marcas entrarão no movimento dos 25 mm no futuro e se o aumento na largura traz algum benefício.

AMD, Phison e Micron anunciam parceria para SSDs PCIe 5.0

AMD, Phison e Micron anunciam parceria para SSDs PCIe 5.0
As companhias têm o compromisso de entregar mais desempenho e largura de banda para entusiastas da computação de alto desempenho

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom’s Hardware
Assuntos
Tags
  • Redator: Mateus Lecchi

    Mateus Lecchi

    Um jogador de carteirinha, consumidor de séries, conteúdo sobre hardware, consoles, smartphones e mais! Desenvolvedor PHP. Do interior do Espírito Santo, sempre jogando, desenvolvendo. ;)

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.