- Publicidade -

AMD corrige informação errada sobre TDP dos Ryzen 7000, até 230W de consumo

Representante da empresa havia se perdido nos números das especificações
Créditos: AMD

A AMD veio a público para corrigir uma informação errada que ela mesma tinha passado em uma entrevista recente. Essa informação é sobre o TDP do Ryzen 7000 usado na apresentação durante a Computex 2022. A nova série de CPUs Ryzen terá, sim, um SKU consumindo 170W. A especificação anterior dizia que essa era a capacidade máxima de fornecimento de energia do novo socket AM5.

Fornecimento de energia do socket AM5 é ainda maior

Na verdade quem se enrolou na informação foi Robert Hallock, da AMD, durante uma entrevista. Na apresentação da AMD constava a informação de 170W no momento da revelação da plataforma AM5, sendo que o número pertence ao CPU. A AMD disse ao Tom's Hardware:

"A AMD gostaria de fazer uma correção em relação ao limite do socket power e TDP do próximo socket AMD AM5. O socket suporta até 170W com PPT até 230W (energia do socket). TDP x 1.35 é o cálculo padrão para o TDP vs. PPT para o socket da AMD na era 'Zen'. E o novo grupo de TDP de 170W não é exceção (170*1.35=229.5).

Esse novo grupo de TDP irá permitir consideravelmente mais performance em computação para CPUs com alta contagem de núcleos em workloads pesados, diferente dos grupos de TDP de 65W e 105W nos Ryzen conhecidos hoje. A AMD se orgulha em ser transparente com a comunidade entusiasta [...] E nós queremos aproveitar a oportunidade para nos desculpar pelo nosso erro e subsequente confusão que devemos ter causado nesse assunto" - AMD

- Continua após a publicidade -

Robert disse no Reddit que a confusão aconteceu por conta de uma interpretação errada de sua parte. "Eu li errado alguns documentos técnicos e me enrolei. Me desculpo com a comunidade por isso :(". Ele fala do mesmo cálculo que o representante da AMD disse ao Tom's Hardware.

"Então 65W TDP = 88W PPT (nenhuma mudança da AM4), 105W TDP = 142 PPT (nenhuma mudança) e 170W TDP = 230W PPT (nova opção)", disse Robert Hallock. 

O PPT de 230W na nova plataforma é bem maior que os 142W da atual plataforma AM4. Porém ainda é menor que o consumo de um Intel Core i9-12900K no modo PL2 (turbo máximo), consumindo 241W. Com o CPU tendo um TDP máximo de 170W, o socket AM5 ainda terá bastante margem para fornecimento extra de energia no caso de um overclock.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Tom's Hardware
  • Redator: Raphael Giannotti

    Raphael Giannotti

    Entusiasta de JRPG, viveu a era de ouro do gênero nos anos 90. Fã incondicional de Zelda e Final Fantasy, hoje garimpa as bibliotecas de PC em busca de jogos épicos como esses. Enquanto não acha, zera tudo (ou quase) o que vê pela frente. Hobby atual: jogar o máximo de souls-like e metroidvania. Jornalista formado pela UFMA, gamer desde 1991.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.