- Publicidade -

Deu ruim! Windows 11 bloqueia arquivo do próprio sistema

Usuário relatou a falha em seu perfil no Twitter
Créditos: Microsoft

A Microsoft vem lançando novidades e adicionando ferramentas de segurança no Windows a cada nova atualização, como o bloqueio de drivers com falhas de segurança e também bloqueando programas e arquivos que ela considera potencialmente indesejados com o app Smart App Control

Entretanto, recentemente, parece que o sistema acabou se confundindo e bloqueou um arquivo dele próprio que considerou suspeito ou perigoso.

Quem relatou o ocorrido foi o usuário @XenoPanther, no Twitter, onde postou uma captura de tela com o alerta do sistema de segurança do Windows 11 com os seguintes dizeres:

Parte deste aplicativo foi bloqueada. Alguns recursos do Windows Software Development Kit — Windows 10.0.22621.1 podem não funcionar porque não pudemos confirmar quem o publicou. Microsoft.Bootstrapper.dll é o aplicativo que foi bloqueado.

O Smart App Control através de uma Inteligência Artificial integrada com a verificação de assinatura de aplicativos determina quais arquivos podem conter algum código malicioso que possa prejudicar o sistema operacional. Já tivemos recursos semelhantes a esses em versões anteriores do Windows. O Windows 10 tinha o SmartScreen, por exemplo. 

- Continua após a publicidade -

O Arquivo DLL bloqueado em questão é apenas um arquivo inofensivo do Windows Software Development Kit que, ao que tudo indica, acabou passando despercebido pelos desenvolvedores e não foi assinado como Original Microsoft. O próprio Windows explica como isso funciona:

"Usando a assinatura de código junto com a IA, nosso novo Smart App Control só permite que processos sejam executados que são previstos como seguros com base em certificados de código ou em um modelo de IA para confiança de aplicativos dentro da nuvem da Microsoft. [..] Quando um novo aplicativo é executado no Windows 11, seus principais recursos de assinatura e núcleo são verificados contra este modelo, garantindo que apenas aplicativos seguros conhecidos sejam executados."

Um fato curioso, é que um usuário aqui do site parece ter  "previsto" que isso aconteceria:

Sendo um bug ou apenas uma falha acidental, podemos perceber que o Smart App Control não é tão “smart” assim, afinal detectou um arquivo da própria Microsoft como malicioso. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tudocelular
Tags
  • Redator: Tainan Toldo

    Tainan Toldo

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator no Mundo Conectado, Adrenaline e ASUS Fanáticos.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.