- Publicidade -

Steam Deck chega à marca de 3 mil jogos verificados

Pelo menos 500 games tiveram sua compatibilidade testada pela Valve em maio
Créditos: Divulgação/Valve

Lançado oficialmente em fevereiro deste ano, o portátil Steam Deck está recebendo um número cada vez maior de jogos verificados para ele. No começo da semana, o site GamingOnLinux observou que atualmente há mais de 3 mil títulos que tiveram seu bom funcionamento confirmado na plataforma.

Conforme o site observa, pelo menos 500 dos games listados receberam o selo de verificação somente durante o mês de maio. O processo da Valve não parece seguir uma ordem lógica ou respeitar títulos com mais impacto, e ainda afeta somente uma pequena parcela dos jogos do Steam — estimativas apontam que a plataforma tem mais de 60 mil títulos em seu catálogo, número que cresce rapidamente a cada dia.

Alguns dos últimos títulos que receberam a verificação para o portátil incluem nomes como Serious Sam 4, Temtem, Thumper, Beyond a Steel Sky e Between the Stars. O sistema de classificação do portátil usa três selos diferentes: verificado, quando um jogo funciona em sua totalidade, jogável, que indica títulos que podem apresentar alguma limitação e não suportado, agregado a jogos que não funcionam corretamente no portátil.

Número deve continuar a crescer

A expectativa é que um número cada vez maior de jogos compatíveis com o Steam Deck seja verificado pela Valve nos próximos meses. Além de continuar testando a compatibilidade de games com o aparelho, a empresa continua investindo em novos recursos para ele, tendo lançado recentemente uma série de drivers de som compatíveis com o Windows.

Um dos sites que tem feito o acompanhamento do crescimento do catálogo do portátil é o SteamDB, que constrói suas informações a partir do banco de dados público do Steam. Nele é possível ativar filtros que mostram desde os jogos totalmente compatíveis com a plataforma até aqueles que, por um motivo ou não, não funcionam nela — lista que geralmente envolve games de realidade virtual ou que usem soluções de segurança e launchers proprietários.

- Continua após a publicidade -

Com o aumento do catálogo compatível, o grande problema do Steam Deck no momento parece ser conseguir obter uma unidade nova sem ter que pagar por um preço bastante superior ao vendido pela Valve — que ainda está enviando as encomendas feitas durante o período de pré-venda. Recentemente, a companhia iniciou a venda de peças de reposição do dispositivo através de parceiros como o iFixt, que acompanham marcações de preço um tanto salgadas.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: PC Gamer
Tags
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.