Nova versão do Norton 360 aprimora backups, desempenho e segurança

A Symantec lança a versão 5 do Norton 360, uma solução abrangente de segurança com ferramentas de detecção e remoção de malwares, firewall, anti-rootkit e anti-phishing, além de funcionalidades de backup, restauração e monitoramento.

Bruno Rossini, gerente de Relações Públicas da Symantec para a América Latina, define o Norton 360 como "o produto que une as melhores ferramentas da linha Norton". Entre as novidades da nova versão, estÁ o aprimoramento do Norton Insight, recurso introduzido na versão 3. Ele utiliza um banco de dados online para criar um sistema de reputação de arquivos, baseado tanto na certificação do próprio Norton quanto na experiência da comunidade de mais de 175 milhões usuÁrios das soluções da marca.


A proteção comportamental SONAR 3 monitora a execução de aplicações analisando comportamentos suspeitos para identificar rapidamente novos ataques, crimeware e outras ameaças projetadas para escapar da detecção tradicional. No momento da detecção, o mecanismo gerencia automaticamente qualquer tomada de decisão em nome do usuÁrio do computador.

A quinta versão do Norton 360 ainda inclui o Safe Web, uma ferramenta colaborativa de classificação de sites na Internet fruto da aquisição de parte da VeriSign. Qualquer usuÁrio com uma conta no serviço pode registrar opiniões sobre sites que visitou, afirmando se são seguros ou não. Agora, o feedback sobre a segurança das pÁginas é dado no momento da busca no Yahoo, Bing ou Google, através de sinais coloridos ao lado dos resultados.



Outras novidades incluem incrementos no sistema de backup e recuperação de arquivos. De acordo com Rossini, as melhorias no desempenho dessas ferramentas foram de 10% e 18%, respectivamente. O usuÁrio pode salvar os backups na nuvem, nos servidores da própria Symantec, que oferece 2GB para cada licença adquirida, ou armazenar os arquivos em HDs externos, pendrives e CDs. É possível, ainda, adquirir gigabytes adicionais. Atualmente, a Symantec estima que existam 70 petabytes de dados armazenados na nuvem de mais de 12 milhões de usuÁrios da ferramenta.

Performance otimizada
Para que o usuÁrio fique de olho no desempenho do computador, o Norton 360 também monitora proativamente aplicativos de terceiros, verificando os recursos consumidos. Em caso de exageros, o software imediatamente emite um alerta de consumo excessivo de performance.



Rossini garante que a nova versão do software é "a suíte mais rÁpida e mais leve do mercado". Para ilustrar a informação, a companhia cita um estudo realizado pela PessMark, no qual o Norton 360 se saiu 37% melhor que a média das pontuações dos concorrentes, realizando varreduras 45% mais rÁpidas que a média.

"Os consumidores precisam de mais proteção, uma vez que os criminosos cibernéticos focam cada aspecto das nossas vidas cada vez mais digitais", afirmou Janice Chaffin, Presidente do Grupo da Unidade de Negócios ao Consumidor da Symantec. "Elaboramos a última versão do Norton 360 para oferecer aos consumidores um pacote fÁcil de usar, com tudo incluído, que oferece mÁxima proteção sem diminuir a velocidade dos seus PCs".

Todas essas novidades estão embutidas em uma interface remodelada que busca aprimorar a integração com a nuvem e trazer em tempo real dados sobre os crimes que são praticados na Internet, distribuídos por um mapa-mundi que exibe os dados das cidades selecionadas pelo usuÁrio.



O Norton 360 versão 5.0 estÁ disponível para compra tanto pela loja online da Norton quanto em varejistas. O preço sugerido é de R$169,00 para a edição padrão com 2 GB de espaço de armazenamento online e R$179,00 para a edição Premium com 25 GB. O preço para as edições standard e premium inclui uma licença para três PCs e uma assinatura de um ano para utilizar o produto e receber as atualizações de proteção da Symantec

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Com o GeForce Now e o xCloud surgindo como opções, qual seu plano a médio prazo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.