Índice do Artigo

Playstation

Nova PS Plus: alguns jogos clássicos do PS1 são limitados a rodar em 50 Hz

Nova PS Plus: alguns jogos clássicos do PS1 são limitados a rodar em 50 Hz
Créditos: Divulgação/Sony

Agora que a nova versão da PlayStation Plus começou a chegar em países da Ásia, jogadores estão descobrindo que a Sony não fez as melhores opções ao disponibilizar o catálogo clássico de seu primeiro console no serviço. Muitos dos títulos disponíveis são baseados em suas versões PAL, o que significa que eles estão limitados a rodar em taxas de atualização máxima de 50 GHz.

Entre os jogos afetados está Ape Escape, que surge com a limitação que não está presente na versão NTSC — ela faz com que o desempenho do game não atinja os padrões de qualidade com que muitas pessoas se acostumaram. Uma investigação conduzida por usuários mostra que a versão PAL está sendo distribuída independentemente do mercado de origem de onde parte a assinatura da Plus ou de onde uma compra foi feita.

Na prática, isso significa que a Sony não fez um trabalho de curadoria que assegurasse que os jogos do PlayStation seriam disponibilizados em suas melhores versões possíveis. O problema é semelhante ao que muitos jogadores detectaram no lançamento do PS Classic, que também misturava jogos criados para os dois padrões concorrentes.

PAL limita vídeos a 25 FPS

Um dos problemas do formato PAL, adotado principalmente na Europa, é o fato de ele limitar a saída de vídeos a 25 quadros por segundo. Já o padrão NTSC, presente em locais como Estados Unidos e Japão, entrega imagens em até 30 quadros por segundo, que são consideradas mais fluídas e beneficiam bastante quem joga video games.

Segundo uma investigação conduzida pelo site VGC, a maioria dos jogos no formato PAL disponíveis até o momento foram publicados pela própria Sony. A questão varia quando se analisam títulos que pertencem a empresas third party: Tekken 2, da Namco, surge na versão NTSC, enquanto Worms Armageddon do Team17 surge no outro formato.

A decisão da Sony em não seguir um padrão específico deve se mostrar problemática para consumidores que gostam de obter as melhores versões possíveis de seus jogos, e também é uma questão problemática do ponto de vista da preservação histórica. Em comparação, a Nintendo, que também teve lançamentos em NTSC e PAL, permite que os jogadores alternem entre as diferentes versões dos games que chegam ao catálogo do Nintendo Switch Online.
 

Via: Kotaku, VGC

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções