- Publicidade -

Nova PS Plus: alguns jogos clássicos do PS1 são limitados a rodar em 50 Hz

A mistura entre diferentes padrões faz com que os games do serviço tenham desempenhos variados
Créditos: Divulgação/Sony

Agora que a nova versão da PlayStation Plus começou a chegar em países da Ásia, jogadores estão descobrindo que a Sony não fez as melhores opções ao disponibilizar o catálogo clássico de seu primeiro console no serviço. Muitos dos títulos disponíveis são baseados em suas versões PAL, o que significa que eles estão limitados a rodar em taxas de atualização máxima de 50 GHz.

Entre os jogos afetados está Ape Escape, que surge com a limitação que não está presente na versão NTSC — ela faz com que o desempenho do game não atinja os padrões de qualidade com que muitas pessoas se acostumaram. Uma investigação conduzida por usuários mostra que a versão PAL está sendo distribuída independentemente do mercado de origem de onde parte a assinatura da Plus ou de onde uma compra foi feita.

Na prática, isso significa que a Sony não fez um trabalho de curadoria que assegurasse que os jogos do PlayStation seriam disponibilizados em suas melhores versões possíveis. O problema é semelhante ao que muitos jogadores detectaram no lançamento do PS Classic, que também misturava jogos criados para os dois padrões concorrentes.

PAL limita vídeos a 25 FPS

Um dos problemas do formato PAL, adotado principalmente na Europa, é o fato de ele limitar a saída de vídeos a 25 quadros por segundo. Já o padrão NTSC, presente em locais como Estados Unidos e Japão, entrega imagens em até 30 quadros por segundo, que são consideradas mais fluídas e beneficiam bastante quem joga video games.

Segundo uma investigação conduzida pelo site VGC, a maioria dos jogos no formato PAL disponíveis até o momento foram publicados pela própria Sony. A questão varia quando se analisam títulos que pertencem a empresas third party: Tekken 2, da Namco, surge na versão NTSC, enquanto Worms Armageddon do Team17 surge no outro formato.

- Continua após a publicidade -

A decisão da Sony em não seguir um padrão específico deve se mostrar problemática para consumidores que gostam de obter as melhores versões possíveis de seus jogos, e também é uma questão problemática do ponto de vista da preservação histórica. Em comparação, a Nintendo, que também teve lançamentos em NTSC e PAL, permite que os jogadores alternem entre as diferentes versões dos games que chegam ao catálogo do Nintendo Switch Online.
 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Fonte: Kotaku, VGC
  • Redator: Felipe Gugelmin

    Felipe Gugelmin

    Jornalista com 10 anos de experiência nas áreas de tecnologia e games, gosta de estar por dentro das últimas tendências e novidades. Dedica boa parte do tempo livre a jogar (representante da PC Master Race), mas também arranja um tempo para a vida social, leituras e dar passeiros com seu cachorro.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.