- Publicidade -

Windows 11: Como corrigir o erro 0xc0000135

Esse erro foi causado pela atualização KB5013943 do sistema operacional
Créditos: Microsoft

Após a instalação da nova atualização do Windows 11 de maio (atualização KB5013943), usuários relataram que o erro 0xc0000135 tem aparecido em seus PCs quando tentam iniciar diversos aplicativos. Ela foi lançada no último dia 10 e, para a grande maioria das pessoas, essa atualização de segurança foi automática.

A Microsoft havia dito que a atualização KB5013943 para o Windows 11 continha a correção para um bug que impedia a abertura de aplicativos baseados em .NET Framework 3.5 que utilizassem componentes WCF (Windows Communication Foundation) e WWF (Windows Workflow). Acabou que o novo Patch de atualização acabou causando ainda mais problemas. 

De acordo com diversos usuários em fóruns da Microsoft e no Reddit, vários aplicativos foram afetados com essa atualização, tais como ProtonVPN, PowerShell, Event Viewer, Sound Blaster Command, KeePass, Visual Studio, Discord, ShareX entre outros.

Após atualizar, ao tentar abrir algum aplicativo afetado, o Windows 11 exibia a seguinte mensagem de erro: "O aplicativo não pôde ser iniciado corretamente (0xc0000135). Clique em OK para fechar o aplicativo."

Um usuário relatou:

- Continua após a publicidade -

“Acabei de atualizar meu laptop para a versão mais recente do Windows 11 e estou recebendo muitos erros de aplicativos e erros de inicialização automática de aplicativos. Existe uma maneira de corrigir isso? Erro 0xc0000135.”

No Twitter, também houveram reclamações: 

"Alguém está executando um erro após KB5013628 / KB5013943 - “O aplicativo não pôde iniciar corretamente (0xc0000135)?” É incapaz de iniciar qualquer programa .NET 4.8. Bing, Visual Studio, etc…”

Este erro é causado porque o aplicativo não foi capaz de localizar um arquivo DLL, que é necessário para determinados programas funcionarem de forma correta. Não tendo esse arquivo, o aplicativo não abrirá e, neste caso, o software irá procurar por DLLs.NET. Mas mesmo assim, não será capaz de encontrar.

- Continua após a publicidade -

Claro, desinstalar a atualização KB5013943 resolveria o problema, mas fazendo isso, seu computador ficará desprotegido contra ataques cibernéticos - que era o ponto principal dessa atualização - ficando assim vulnerável. Felizmente, alguns usuários descobriram uma forma de corrigir esse problema. Veja abaixo o que fazer:


Como corrigir o erro 0xc0000135 causado pela atualização KB5013943

Para corrigir o erro 0xc0000135 no Windows 11, siga o passo a passo abaixo:

Passo 01: Abra o Menu Iniciar, pesquise por "Painel de Controle" na barra de pesquisa e abra ele.

Passo 02: Selecione "Programas".

Passo 03: Logo abaixo de "Programas e Recursos", selecione a opção "Ativar ou desativar recursos do Windows".

Passo 04: Confira se o ".NET Framework 3.5 (inclui .NET 2.0 e 3.0)" e o "Net Framework 4.8 Advanced Services" estão marcados na caixa do lado esquerdo conforme a imagem abaixo. Se não estiverem, marque as duas caixas.

Você ainda pode executar essa mesma função pelo prompt de comando. Para isso, execute o aplicativo como administrador e copie e cole os comandos a seguir para habilitar esses recursos: 

 

dism /online /enable-feature /featurename:netfx3 /all

dism /online /enable-feature /featurename:WCF-HTTP-Activation

dism /online /enable-feature /featurename:WCF-NonHTTP-Activation

 

Se nem assim funcionar, tente desinstalar os recursos .NET do Painel de Controle e reinstalá-los, para executar um processo de reparo.

Por fim, se tudo falhar, você poderá tentar corrigir os erros desinstalando a atualização KB5013943. Entretanto, fazer isso não é recomendado, tendo em conta que seu dispositivo ficará desprotegido contra as ameaças de segurança nas quais essa atualização conseguiu corrigir.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Oficina da net
Tags
  • Redator: Tainan Toldo

    Tainan Toldo

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Viciado em tecnologia, internet e mundo pop. Redator no Mundo Conectado, Adrenaline e ASUS Fanáticos.

- Publicidade -

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.